São Paulo, quinta-feira, 21 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Piloto da ponte aérea tinha exame vencido

Ele pilotava avião acidentado no Rio

DA REPORTAGEM LOCAL

O comandante Sérgio Luiz Lott, piloto do Boeing 737-300 da Varig que se acidentou na pista do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, no dia 17 do mês passado, estava com o exame médico de sua habilitação de piloto vencida havia dez anos.
A informação é do DAC (Departamento de Aviação Civil do Ministério da Aeronáutica), que instaurou uma sindicância para investigar como o piloto pôde trafegar tanto tempo com a documentação vencida.
Segundo o departamento, a responsabilidade pela documentação é, em primeiro lugar, do piloto. A segunda responsável, segundo informou a assessoria de imprensa do DAC, é a empresa.
Nenhuma multa ou sanção, entretanto, foi aplicada.
Até agora, segundo o DAC, a investigação teria descoberto que, nos últimos dez anos, todas as checagens sobre Lott haviam sido feitas por fiscais não-militares. Isso acontece porque a Aeronáutica forma fiscais entre os comandantes das companhias aéreas, que atuam como "checadores".
A Varig informou ontem, também por intermédio de sua assessoria de imprensa, desconhecer o fato de que o exame de Lott estava vencido.
A companhia nega responsabilidade sobre a renovação do exame e atribiu essa função, primeiramente, ao piloto, alegando que isso está previsto no regulamento do aeronauta.
Lott, que na ocasião era o piloto mais experiente em atividade na ponte aérea, não foi encontrado em sua casa, ontem.
O acidente ocorreu durante a operação de pouso do Boeing, que operava na ponte aérea. As investigações iniciais do DAC apontaram erro de Lott, que teria feito aproximação da pista em velocidade e altura incompatíveis.
Percebendo que a aeronave iria cair na baía de Guanabara, o piloto fez uma derrapagem. O avião parou nas pedras na cabeceira da pista. Ninguém se feriu. A atriz Alessandra Negrini estava a bordo.

Texto Anterior: Grupo resgata jovem de hospital carioca
Próximo Texto: Incêndio em SP deixa 200 desabrigados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.