São Paulo, quinta-feira, 21 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em fase de expansão, Lusa se globaliza

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

Reencontrando o prestígio perdido com os anos sem conquistas, a Lusa agora vai se globalizar. Pela primeira vez nesta década, o time principal do Canindé participará de uma excursão internacional.
Neste domingo, a equipe embarca para a Espanha, onde vai enfrentar o Real Madrid no próximo dia 26. Mais que um amistoso, o jogo é outra etapa no resgate da imagem vencedora do clube, que começou com o vice-campeonato no Brasileiro de 96.
Desde a década de 70 a Lusa não ganha títulos importantes -foi proclamada campeã paulista em 73, junto com o Santos. Naquela época, o time costumava fazer periódicas excursões ao exterior.
Na década de 80, as viagens rarearam. A última vez em que a Lusa atuou fora do país foi em 88, na Taça Ilha da Madeira. O time foi campeão do torneio, que também contou com Vasco e Porto.
Além de enfrentar o atual campeão espanhol, o time disputa neste segundo semestre a Copa Conmebol, versão sul-americana da Copa da Uefa. A equipe estréia na competição no dia 3 de setembro contra o Atlético Mineiro.
Segundo o presidente do clube, Manuel Gonçalves Pacheco, a Lusa recebeu convites para outras excursões, na Grécia e em Portugal.
O dirigente acredita que a globalização do clube é algo natural.
"O que está acontecendo é uma sequência do trabalho realizado no clube nos últimos anos, quando investimos no futebol. A BBC de Londres fez uma programa de meia hora sobre a Lusa que foi para mais de 106 países", disse.
Os jogadores da Lusa também estão ganhando fronteiras. Nos últimos anos, atletas como Zé Maria e Zé Roberto foram jogar no exterior. Rodrigo, que interessa ao Real Madrid, é, provavelmente, o próximo a jogar fora do Brasil.

Texto Anterior: Brasil esportivo
Próximo Texto: Preparador físico aprova 'descanso do Brasileiro'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.