São Paulo, sexta-feira, 22 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coleção Pirelli mostra 156 imagens

ANA MARIA GUARIGLIA

A Coleção Pirelli/Masp de Fotografia, que se apresenta no Museu de Arte de São Paulo (Masp), é atualmente a grande referência da fotografia brasileira contemporânea.
A exposição reúne 156 obras -93 do acervo e 63 inéditas- de 93 fotógrafos, entre eles, Cristiana Carvalho, Paulo Batista, Celso Brandão, Manuel da Costa, Márcia Ramalho, Flávio Damm, Cláudio Feijó e Carlos Fadon Vicente.
Emídio Luisi se destaca pelos registros de espetáculos de dança, dramatizados pelo uso da luz em função do movimento. Dos anos 40 e 50, surgem as fotojornalistas Hildegard Rosenthal e Alice Brill, que descobriram a cidade de São Paulo na sua efervescência rumo à modernidade. O francês Marcel Gautherot, morto no ano passado, é contemporâneo de Pierre Verger (1902-1996), e elaborou um arquivo com mais de 50 mil fotos, direcionado às manifestações regionais e folclóricas mais expressivas.
O fotógrafo Miguel Rio Branco, da equipe da agência francesa Magnum, entrou na mostra com espaço especial. São 11 fotos que reconstituem "a viagem da dor", referenciadas por fragmentos da imagem do homem brasileiro.
Outra atração do evento é a retrospectiva de toda a coleção, que homenageia o cinquentenário do Masp e o Dia Internacional da Fotografia (19 de agosto). Nessa série, destacam-se as reportagens fotográficas feitas pelos pioneiros Jean Manzon e José Medeiros, nas décadas de 40 e 50. O fotojornalismo dos anos 80 e 90 é representado pelas produções de Jorge Araújo e Antonio Gaudério, repórteres fotográficos da Folha, e de Rosa Gauditano, Ed Viggiane e Orlando Brito.

COLEÇÃO PIRELLI/MASP DE FOTOGRAFIAS Masp (av. Paulista, 1.578, Cerqueira César, região sudoeste, tel. 251-5644). Ter., qua. e sex. a dom.: 11h às 18h. Qui.: 11h às 20h. Até 28/09. Ingr.: R$ 8.

Texto Anterior: Rota 66 passa pelo Tatuapé
Próximo Texto: Do Embu das Artes à Feira do Bixiga
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.