São Paulo, sábado, 23 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Fora de Registro' capta beleza na saturação

EDER CHIODETTO
EDITOR-ADJUNTO DE FOTOGRAFIA

Uma ode à beleza e ao corpo é o que os 11 artistas da exposição "Fora de Registro" mostram a partir da próxima terça no Museu de Arte Brasileira da Faap (Faculdade Armando Álvares Penteado).
Com curadoria de Eduardo Brandão, editor de arte da "Revista da Folha", e do filósofo Felipe Chaimovich, "Fora de Registro" detecta, com precisão, o fazer fotográfico de uma nova geração.
Seja pelas distintas técnicas que envolvem o uso de softwares de imagem, ou pelo conceito, que rompe com a tradição da fotografia mais politizada, para dar um mergulho despudorado e sem culpa na beleza da própria imagem.
A imagem pela imagem? Não, nada é tão simples assim. Essas fotografias traçam um limite tênue entre o figurativo e o abstrato.
As coisas de fato são o que parecem ser, mas surgem ressemantizadas, obrigando a um olhar ao mesmo tempo disperso, para apreender a explosiva beleza da sua superfície, e um olhar mais detido, que penetre em seus intrincados significantes.
Praticamente todos os artistas, na maioria alunos da Faap, têm o próprio corpo, ou o corpo mais próximo como ponto de partida da sua especulação iconográfica.
Como crianças que esfregam o brinquedo no corpo, eles deixam que a câmara fotográfica espie, como um voyeur, cada detalhe na busca frenética de texturas e geografias desconhecidas.
É uma fotografia apaixonada por ela mesma. Narcisista e egocêntrica, mas consciente e orgulhosa dessa condição. É uma geração que, finalmente, está sabendo dar algum sentido poético e lógico à era do videoclipe e da saturação das imagens. Possibilidade, até então, fora de registro.

Mostra: Fora de Registro
Artistas: Amilcar Packer, Cris Bierrenbach, Edouard Jean Fraipoint, Fabio Bataglia, Helena Machado, Marcelo Arruda, Rafael Assef, Roberta Dabdab, Rogério Miranda, Rubens Azevedo e Sandra Cinto
Onde: Faap - Museu de Arte Brasileira (r. Alagoas, 903, Pacaembu, tel. 011/824-0233)
Vernissage: 26/08, às 19h
Quando: de 27/08 a 14/09; ter a sex, das 10h às 20h; sáb e dom, das 13h às 18h
Quanto: entrada franca

Texto Anterior: Sabiás, Clarice e a despolarização
Próximo Texto: Edu Lobo mostra o seu lado chorão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.