São Paulo, domingo, 24 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiros são os primeiros a 'testar' nomes

AURELIANO BIANCARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Um grupo de professores titulares de escolas médicas de São Paulo será o primeiro a sabatinar e a tirar satisfação da equipe de cientistas que mudou os nomes do corpo humano. O debate acontecerá na quinta-feira pela manhã, no Hotel Transamérica, e será transmitido via Embratel para todas as escolas de medicina. Também poderá ser acompanhado por telespectadores que dispõem de antenas parabólicas.
A Terminologia Anatômica agora lançada deverá ganhar novos nomes cada vez mais rapidamente. É que as novas tecnologias e pesquisas, entre elas o uso da microscopia eletrônica, estão permitindo descobertas de estruturas até então desconhecidas.
O sistema nervoso, por exemplo, está sendo cada vez mais vasculhado. Pesquisas dos chamados segmentos anatomocirúrgicos estão mostrando que muitos órgãos são divididos em partes, como num jogo de montar, e têm "sobrevivência" própria. Numa cirurgia do baço, por exemplo, retira-se apenas a parte doente.
(AB)

Texto Anterior: Alguns exemplos dos novos nomes
Próximo Texto: Fronteira é cenário real de 'Matadores'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.