São Paulo, domingo, 24 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Santos inicia fase 'caseira' contra Vasco

FAUSTO SIQUEIRA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS (SP)

Após 32 dias, Santos volta a fazer uma partida na Vila Belmiro, hoje, contra o Vasco, às 16h.
Até agora, foram oito partidas no Brasileiro -seis delas em território adversário. Restam à equipe santista 18 jogos -11 em seu próprio campo.
O último jogo em seu estádio foi contra o Grêmio, dia 23 de julho, quando venceu por 3 a 0. Depois enfrentou o Sport, o Bragantino e o Juventude em outros Estados.
O retorno à casa faz o time pensar concretamente nos pontos que necessita para a classificação à fase final do campeonato.
Nas contas da diretoria, com pelo menos 38 pontos garantirá um lugar entre os oito finalistas.
O Santos obteve 11 pontos em oito jogos. Sobram 51 pontos em disputa, das quais 33 na Vila Belmiro, onde o retrospecto é amplamente favorável aos santistas (leia texto nesta página).
"Na Vila não poderemos perder. Dos 11 jogos, temos de ganhar pelo menos oito", calcula o gerente de futebol, Marco Aurélio Cunha.
Com mais três empates, a meta será cumprida -27 pontos em vitórias, três em empates e 11 já conquistados.
Apesar das projeções otimistas, os jogadores são mantidos alheios aos cálculos, para evitar um eventual relaxamento ou desespero.
"A gente procura não passar para os jogadores o lado matemático, porque senão vai parecer que não ligamos muito para perder um ou outro jogo", disse Cunha.
Para o técnico Wanderley Luxemburgo, ter a condição de decidir em casa a classificação será um fator favorável. "Acho ótimo, porque o campeonato está muito equilibrado", afirmou.
Nova mudança
Para o jogo de hoje, Luxemburgo modificou novamente a equipe em razão de cartões e contusões.
Sem os titulares João Santos (suspenso) e Marcos Assunção (machucado), o técnico precisou escalar uma dupla de volantes jovem, ambos ex-juniores -Marcos Basílio e Baiano.
A formação tática volta a ser o convencional 4-4-2, em lugar do esquema com três zagueiros que o treinador vinha adotando por causa de contusões dos alas.
O time terá dois laterais especialistas (Ânderson e Cássio), ambos com orientação para buscar o ataque, sempre com a cobertura de um dos volantes.
Recuperado de uma contusão na perna esquerda, Ânderson retornará à equipe após um mês de afastamento dos campos.
Cássio será mantido no lado esquerdo porque Luxemburgo gostou de sua atuação no empate contra o Juventude (1 a 1).

NA TV - Santos x Vasco, ao vivo, às 16h, na ESPN Brasil e Sportv

Texto Anterior: Gre-Nal se transforma em 'clássico da confirmação'
Próximo Texto: 'Alçapão' tem só 1 empate
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.