São Paulo, domingo, 24 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A ESCOLA DE FRANKFURT

Escola de Frankfurt é o nome que se dá a um grupo formado por filósofos e cientistas sociais na Alemanha nos anos 20. O nome se deve ao fato de seus membros lecionarem no Instituto de Pesquisa Social de Frankfurt, fundado em 1929.
Suas figuras mais importantes foram Adorno, Horkheimer, Walter Benjamin (1892-1940), Herbert Marcuse (1898-1979) e Erich Fromm (1900-1980). Jürgen Habermas é o principal representante da segunda geração da escola.
Amparando-se no pensamento de Karl Marx, mas também no de Sigmund Freud, este grupo se notabilizou por criar uma "teoria crítica" da sociedade. Procurou conciliar a reflexão filosófica com a prática das ciências sociais.
A síntese de sua reflexão encontra-se na "Dialética do Esclarecimento", de Adorno e Horkheimer, e em "O Homem Unidimensional", de Marcuse.

Texto Anterior: Livro é tema de encontro
Próximo Texto: LEIA TRECHOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.