São Paulo, domingo, 24 de agosto de 1997
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Estudo revela 'fauna' da TV paga

MARIANA SCALZO
DA REPORTAGEM LOCAL

O ESPN Brasil coloca no ar hoje a terceira série de vinhetas estreladas pelo professor Planeta, personagem interpretado por Marcelo Tas, diretor de programação visual do canal. Os dois primeiros filmes serão exibidos no intervalo da partida do Campeonato Brasileiro, às 16h.
Neste ano, os programetes são inspirados em uma pesquisa da Saldiva & Associados Propaganda, encomendada pelo canal, que retrata o comportamento do assinante.
"Misturamos os dados aos devaneios da equipe. É uma interpretação poética", diz Tas.
Segundo Regina Bueno, diretora de marketing do ESPN Brasil, "a pesquisa ajudou a identificar a pluralidade de perfis que compõem a audiência, conhecer o comportamento de consumo e mensurar a imagem do canal".
A pesquisa foi realizada nos meses de janeiro e fevereiro, com quatro grupos de 12 a 14 pessoas: teen, de 12 a 16 anos, young, de 18 a 25, adulto, de 25 a 50 anos, e condôminos -moradores, zeladores e síndicos.
O estudo classifica os assinantes da TV paga em 12 tipos distintos: o esportista do sofá, o rei da turma, o bicão, os monges urbanos, a condescendente, a interessada, os iconoclastas, o zapeador, o rei da gambiarra, o seletivo, a mãe e o pai do craque e o sonífero (leia quadro ao lado).
As vinhetas da série do professor Planeta contam com a participação de 14 assinantes, interpretando os tipos diagnosticados.
A partir de hoje, estará disponível na página do canal na Internet (no endereço http://www2.uol. com.br/espnbrasil/) uma galeria de fotos mostrando o making of dos filmes com a participação do público.

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