São Paulo, domingo, 24 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Médicos vão fazer nevar no Rio

DANIEL CASTRO
DA REPORTAGEM LOCAL

Imagine um campeonato de snowboard (espécie de skate na neve) disputado em plena praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, sob um calor de 30 °C.
É o que prometem, para o próximo dia 21 de setembro (data ainda não definitiva), os empresários e médicos ortopedistas Oscar e Leonardo Metsavaht, donos da empresa Terras de Aventura.
A empresa promoverá o Snow'n Rio, que será exibido ao vivo pela Globo (no "Esporte Espetacular") e pelo canal de TV paga Sportv (Net/Multicanal). As imagens serão transmitidas para cem países.
Para fazer nevar no Rio de Janeiro, os irmãos Metsavaht vão investir cerca de US$ 1 milhão e estão trazendo da Holanda uma máquina, de tecnologia australiana, que fabrica neve -combinando água, nitrogênio líquido e ar comprimido.
Sobre a areia de Ipanema, será montada uma rampa de estrutura metálica com 60 metros de comprimento e 15 metros de altura -o equivalente a um prédio de cinco andares.
Dois dias antes do campeonato, a máquina -que consiste em um caminhão, motores e enormes tubos- entrará em ação e cobrirá a rampa com cerca de 80 toneladas de neve.
Segundo os organizadores, essa quantidade de neve é suficiente para resistir ao calor -em setembro, a temperatura no Rio pode chegar a 36 °C- durante até três dias. Só a chuva pode adiar o espetáculo.
"Será a primeira vez que um evento desses acontecerá numa praia e em um país tropical", afirma Leonardo Metsavaht.
Sancionado pela International Snowboard Federation, o Snow'n Rio deverá contar com até 30 atletas -os melhores colocados no ranking internacional do esporte. Dois competidores são brasileiros.
Sobre pranchas, os atletas descerão a rampa e darão saltos acrobáticos em alta velocidade. Quatro juízes elegerão os melhores.
O canal Sportv vai montar um estúdio na praia de Ipanema e exibirá todos os preparativos do evento, que deve durar três horas e terá entrada franca.

SNOW'N RIO, campeonato de snowboard no Rio, Globo e Sportv, 21 de setembro, 9h

Texto Anterior: Copa ganha espaço no Sportv
Próximo Texto: Lá vem a noiva
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.