São Paulo, domingo, 24 de agosto de 1997
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FERA DO RALI

Veja avaliação do Pajero que venceu o Sertões

HENRIQUE SKUJIS
DA REPORTAGEM LOCAL

O Mitsubishi Pajero que venceu o Rali Internacional dos Sertões, o maior do país, pouco tem a ver com o encontrado nas ruas e nas revendas da marca japonesa.
A prova de 5.000 km, disputada de 8 a 19 de julho, entre São Paulo e Natal (RN), foi vencida pelo piloto Klever Kolberg, 35, e pelo navegador Andre Azevedo, 37.
A Folha acelerou o Pajero campeão em trilhas próximo à Serra da Cantareira, na Grande São Paulo.
Nas partes técnicas e mecânicas, as principais modificações feitas no Pajero de corrida estão na suspensão e no motor.
"O Pajero recebeu reforços sob o assoalho, e os amortecedores ficaram mais duros para reduzir o balanço do carro", explica Edgar Coachman Rombauer, chefe da equipe Mitsubishi durante o rali e responsável pelo departamento de competições da marca japonesa.
Além disso, Coachman conta que a carroceria foi levantada, em três centímetros, "para não bater em buracos e pulos".
O motor que moveu o Pajero campeão também não é o mesmo encontrado no carro de passeio. Tem 3.500 centímetros cúbicos (cc), seis cilindros em V (V6), 24 válvulas e 208 cavalos de potência. O Pajero vendido no Brasil usa motor de V6, 16 válvulas e 3.000 cc, que fornece 148 cavalos.
O interior do carro de competição em nada lembra o confortável Pajero de passeio. Não há ar-condicionado, regulagem dos bancos nem trio elétrico.
A janela é tampada por um plástico para impedir a entrada excessiva de terra. Existe apenas uma microjanela escamoteável.
Os bancos de competição (em formato de concha) e o cinto de segurança de quatro pontos grudam o motorista e o navegador ao banco, proporcionando mais segurança em saltos, buracos e curvas.
Para aliviar o peso, o painel original foi substituído por um de alumínio, e o ferro das portas foi trocado por fibra de vidro.
As modificações reduziram o peso do Pajero em 200 kg. "Mas os reforços na suspensão, o santantônio (gaiola interna que protege contra capotagens) e o tanque de gasolina maior acrescentaram outros 140 kg", explica Coachman.

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