São Paulo, terça-feira, 26 de agosto de 1997
Próximo Texto | Índice

Legislativo teleguiado; Trombada federal; Efeito Alagoas; Caíram como patinhos; Só pensa naquilo; O outro carnal; A conferir; Fugindo de uma fria; Saco sem fundo; Petista no muro; Enfim, aliados; Baixando a bola; Controle remoto; Coceira governista; Dinheiro vivo; Instinto de sobrevivência

Legislativo teleguiado
FHC deve chamar cada líder governista para conversa pessoal, a fim de pedir mudança no regimento da Câmara. Quer alterar a regra de destaque de votação em separado, o que facilitaria a aprovação das reformas administrativa e da Previdência.

Trombada federal
Sergio Amaral e o publicitário Geraldo Valter (DM-9) vetaram um filme da campanha do "Brasil em Ação" de uma produtora contratada por Mário Divo, assessor de marketing da Presidência. Tiveram que cancelar exibição prevista na TV.

Efeito Alagoas
O Planalto se surpreendeu com uma conta que fez. Pelo menos dez governadores não devem ser candidatos à reeleição em 98.

Caíram como patinhos
Covas e Tasso estão sendo cobrados por outros governadores que abriram mão do ICMS sobre exportações. Os tucanos convenceram os colegas a aceitar a idéia de Kandir (Planejamento).

Só pensa naquilo
A pergunta que não quer calar entre feministas é: se não fosse candidato à reeleição, FHC ficaria em cima do muro sobre o projeto de aborto legal praticamente no meio do mandato?

O outro carnal
Chateado com as versões sobre seu encontro com FHC, Ciro Gomes afastou todos os intermediários do presidente. Agora, só Tasso Jereissati (CE) está autorizado a articular a conversa.

A conferir
No PFL, cresce a aposta de que ACM deve ser candidato a governador da Bahia em 1998.

Fugindo de uma fria
Antônio Britto (PMDB) já pediu pelo menos duas vezes a Eliseu Padilha (Transportes) que seja candidato a governador do Rio Grande do Sul em 98. O ministro sabe que não tem cacife. Sonha tentar no ano 2002.

Saco sem fundo
Presidente da Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP) quer ouvir mutuários da Encol. "Depois, chamaremos os presidentes do Banco do Brasil e da CEF, que encheram a empresa de dinheiro sem fiscalizar seu fim."

Petista no muro
Para Tilden Santiago (PT-MG), Lula "deve parar de ouvir Tarso Genro e assumir a candidatura presidencial". "Pardal que anda com João de Barro vira servente de pedreiro."

Enfim, aliados
Para barrar no Congresso o projeto que regulamenta os casos de aborto legal (Código Penal), católicos e evangélicos deverão atuar em perfeita sintonia.

Baixando a bola
A CNBB reúne entre hoje e sexta-feira, em Brasília, os 26 bispos de seu Conselho Permanente. Eles não falarão em desobediência civil. Deverão criticar o aborto, diluído em outros temas, como MST e esterilização.

Controle remoto
Quércia deu sinais, de San Diego (EUA), que não quer conversa com o PMDB governista. A ordem, mesmo havendo debandada na bancada paulista, é infernizar a vida de Covas e FHC.

Coceira governista
De Henrique Eduardo Alves (RN), julgando que o PMDB deva definir logo se apóia ou não FHC em 98: "O presidente nos fez uma oferta de aliança há mais de 45 dias, e o partido absurdamente é incapaz de se mexer."

Dinheiro vivo
Empreiteiras se engalfinham para reformar a estação Júlio Prestes, em São Paulo. Avaliam que não faltará um centavo dos R$ 30 mi previstos para a única grande obra cultural que Covas usará na campanha da reeleição.

Instinto de sobrevivência
Não deve prosperar a tese de antecipar a convenção em que o PMDB decidirá se terá candidato a presidente. Convenção no dia 21, como quer Roberto Requião (PR), apenas aceleraria o racha já anunciado do partido.

E-mail: painel@uol.com.br

TIROTEIO
Do ex-ministro Ciro Gomes (PSDB-CE), sobre a perspectiva de uma vitória de José Dirceu (SP) para a presidência do PT facilitar a discussão de uma candidatura única da oposição:
- O Dirceu terá 55% dos votos, contra 45% da esquerda. Mas, depois, os 45% paralisarão os 55%. O PT não tem jeito. Está mergulhado em uma crise que a gente tem de respeitar e esperar.

Próximo Texto: Macaquice no Congresso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.