São Paulo, terça-feira, 26 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Campanha de sarampo atingiu meta em SP

MARCOS PIVETTA
DA REPORTAGEM LOCAL

A campanha estadual de vacinação contra sarampo, realizada entre 16 e 22 de agosto, alcançou o seu objetivo, que era vacinar pelo menos 95% das crianças de São Paulo com mais de 6 meses e menos de 5 anos de idade.
Segundo o CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica), foram vacinados 2.903.553 de crianças dessa faixa etária no período.
Se for utilizada a estimativa populacional feita pela Fundação Seade, o índice de vacinados representa 99,5% das crianças com mais de 6 meses e menos de 5 anos. "Se usarmos o dado populacional divulgado pelo último Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), alcançamos uma cobertura vacinal de 107,18% das crianças dessa faixa etária", disse Mirian de Moura, assistente técnica da direção do CVE.
A divergência entre o índice de cobertura vacinal se deve ao fato de que o IBGE e o Seade trabalham com números diferentes para a população de crianças dessa faixa etária.
Segundo o IBGE, há 2.708.931 de crianças com mais de 6 meses e menos de 5 anos no Estado. Para a Seade, o número de pessoas nessa faixa etária é maior, chegando a 2.915.626 de crianças.
Nessa região, apenas 75% das crianças que deveriam ter sido imunizadas contra sarampo receberam a dose da vacina.
"Já pedimos explicações para a regional de Araçatuba e, se concluirmos que o nível de cobertura vacinal foi mesmo baixo, teremos que fazer ali um complemento da vacinação", disse Mirian.
Os dados divulgados pelo CVE ainda não são os definitivos da campanha, mas não devem sofrer alterações significativas até o balanço final.
Neste ano, a epidemia de sarampo no Estado contabiliza, até agora, 3.056 casos oficialmente confirmados e seis mortes.
O sarampo é uma doença altamente contagiosa, transmitida pela saliva. Provoca febre alta, coriza e manchas vermelhas e pode levar à morte.

Texto Anterior: Paciente em tratamento pede aborto legal
Próximo Texto: Surto cresce em Santa Catarina
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.