São Paulo, terça-feira, 26 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Janaína Diniz faz curta de estréia

Roteiro é baseado em conto de Scliar

CECÍLIA SAYAD
DA REDAÇÃO

Quando a atriz Janaína Diniz, 25, soube que a Riofilme estava selecionando 12 roteiros de curtas-metragens, para os quais ofereceria R$ 12 mil, 15 latas de negativo e mais a revelação, correu atrás de uma história.
Encontrou-a no livro "Contos Reunidos", de Moacyr Scliar. O título: "Posta Restante". O tema: a maldade natural nas crianças.
O roteiro foi selecionado. O filme, que leva o nome do conto, será exibido hoje dentro pelo 8º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo.
Em entrevista à Folha, Janaína disse que, assim que soube do resultado, saiu correndo atrás de trabalhos como assistente de direção para ganhar prática. "Já fiz assistência de direção para teatro, mas nunca tinha feito cinema", conta.
O cinema, no entanto, sempre fez parte de sua vida. Filha da atriz Leila Diniz e do cineasta Ruy Guerra, Janaína acompanhou de perto o trabalho do pai (que colaborou no roteiro de "Posta Restante").
"Mas é claro que nunca aprendi tanto como ao fazer meu próprio filme, porque cuidei também da produção -o que no Brasil é muito complicado, sobretudo quando se trata de curtas, que não têm espaço de exibição."
Dificuldades não faltaram. É com bom humor que Janaína conta alguns dos problemas enfrentados por um diretor principiante.
"Durante a montagem me dava conta de que havia cortado a cena muito antes do tempo ideal. Queria deixar um tempo morto, mas, preocupada com a quantidade de negativo, cortava muito rapidamente."
"Posta Restante" é só o começo da atividade de Janaína como diretora. Ela já tem produtoras para seu novo projeto: um documentário sobre um produtor de cinema cujo nome prefere não revelar.

Filme: Posta Restante
Direção: Janaína Diniz
Quando: hoje, às 18h
Onde: Centro Cultural São Paulo (r. Vergueiro, 1.000, tel. 011/277-3611)

Texto Anterior: Violeiros exibem música sertaneja
Próximo Texto: U2 dista R$ 7,5 milhões do Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.