São Paulo, sexta-feira, 29 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Excel vai administrar Golden Cross

Acordo será anunciado hoje

VANESSA ADACHI
DA REPORTAGEM LOCAL

O Banco Excel Econômico vai administrar a Golden Cross pelos próximos três anos e ao final deste período poderá comprá-la ou não. Essas são as linhas gerais do contrato de operação fechado ontem.
A reunião decisiva para o acerto final acabou às 2h da madrugada de ontem no Rio de Janeiro e foi conduzida pela presidente do Banco Excel de Investimentos, Dorothéa Werneck. Os detalhes finais foram acertados por telefone durante o dia entre os executivos das duas companhias.
Na noite de ontem, os dirigentes do Excel ainda estavam reunidos a portas fechadas na sede do banco, em São Paulo. Os representantes da Golden Cross chegam hoje à capital paulista, onde será feito o anúncio oficial.
A seguradora norte-americana Cigna, que é sócia do Excel na seguradora Excel Cigna, participará do negócio em menor grau. Quem está à frente do contrato de operação é o banqueiro Ezequiel Nasser. A Cigna entrará com seu "know how" na área, já que esta não é a especialidade do Excel.
Não há informações sobre o valor envolvido no contrato de gestão. Geralmente, a empresa a ser gerida contrata a instituição que vai administrá-la e paga por esse serviço.
Durante o período de negociações, no entanto, especulava-se que o Excel poderia pagar R$ 300 milhões para ficar com a Golden, ou simplesmente assumir a dívida da empresa. A maior dívida da Golden Cross -R$ 317 milhões- é com a Receita Federal.
Ontem no Rio, ao ser perguntada sobre o negócio, Dorothéa Werneck disse que a compra da Golden Cross pelo grupo Excel seria uma "questão de dias".
A atuação da Golden Cross na área de saúde se dá por meio de duas empresas diferentes, uma administradora de planos de saúde e uma seguradora, ambas com o mesmo nome. Não está claro ainda se o Excel assumirá a gestão de ambas ou de apenas uma delas.
Os negócios da Golden na área de saúde tiveram início na empresa de medicina de grupo, mas recentemente o grupo tem migrado seus planos para a seguradora. A diferença básica entre plano e seguro-saúde é que o segundo tem sua situação financeira fiscalizada pelo governo.

Colaborou a Sucursal do Rio

Texto Anterior: Ciclo sobre franchising começa na 2ª
Próximo Texto: Excel diz que compra sai em breve
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.