São Paulo, sexta-feira, 29 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Thomas abre Movimentos Sesc hoje

ANA FRANCISCA PONZIO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O evento Movimentos Sesc de Dança, que começa hoje no teatro Sesc Anchieta, em São Paulo, procura destacar, neste ano, as coreografias que enfatizam os aspectos cênicos dos espetáculos.
Por essa razão, convidou para a abertura o grupo 1º Ato, de Belo Horizonte, que estreou no último dia 16, na capital mineira, o espetáculo "A Breve Interrupção do Fim", criado e dirigido pelo diretor teatral Gerald Thomas, que também assina a cenografia e a trilha sonora. Suely Machado, diretora do grupo, realizou a direção coreográfica.
Após a apresentação de "A Breve Interrupção do Fim", hoje à noite, às 21h, o Movimentos Sesc de Dança prossegue com programas que reúnem, a cada espetáculo, três a quatro obras de diferentes coreógrafos brasileiros.
Desde 1988, quando realizou sua primeira edição, o evento vem proporcionando espaço e estrutura de produção e apresentação para novos coreógrafos, grupos e criadores em busca de linguagens próprias.
A partir de projetos inscritos, uma comissão julgadora costuma realizar uma seleção final. Neste ano, entre as 31 propostas apresentadas, foram escolhidas dez, pelos profissionais de dança Eusébio Lobo da Silva, Zélia Monteiro, Juçara Amaral e Cláudia Figueiredo.
Amanhã e domingo, o programa começa com "Chegança", coreografia de Paula Nestorov, com música especialmente criada por Antonio Saraiva.
Inspirada na obra "Danças Dramáticas do Brasil", de Mário de Andrade, procura penetrar na gestualidade das diversas danças existentes no país.
Em seguida, a La Mínima Cia. de Ballet interpreta uma peça que propõe a aproximação entre o balé clássico e o circo, com coreografia de Domingos Montanger e Fernando Sampaio.
Ao som de composições populares do balé, como "Copélia", de Delibes, "O Lago do Cisnes" e "A Bela Adormecida", de Tchaikovsky, os dois coreógrafos-bailarinos interpretam uma composição burlesca e bem-humorada.
No mesmo programa, há ainda "Só Assim Você Não Vai Ficar Flutuando no Espaço Vazio", de Andrea Maciel, que estabelece relações entre a dança e as artes plásticas.
Nos dias 1 e 2, o programa se compõe de "Três em Um com Passo", de Eloísa Domenici, Lilian Vilela e Valéria Franco, com bailarinos utilizando instrumentos de percussão.
Nas mesmas datas, há ainda "Quarto Sono", de Angela Nolf, Beth Risoléu e Mirian Druwe (que propõe uma leitura corporal das nuances das valsas e blues), e "Fragmentos do Continuum", de Roberto Ramos (uma pesquisa de movimento a partir de estímulos sensoriais).
Para encerrar o evento do Sesc, nos dias 3 e 4, serão apresentadas "E os Ares Me Estendem Dálias de Dormente Luz", de Cristina Brandini; "Eu É um Outro", de Adriana Grechi, Cristian Duarte e Lu Favoreto; "Arquitentar", de Jussara Miller, e "Dunas", de Holly Cavrell.

Evento: Movimentos Sesc de Dança
Quando: de hoje até 4 de setembro, às 21h (com exceção do dia 31, às 20h)
Onde: teatro Sesc Anchieta (r. Dr. Vila Nova, 245, tel. 011/256-2281)
Quanto: R$ 5 e R$ 2,50 (comerciários)

Texto Anterior: Superclubes movimentam a Internet
Próximo Texto: Grupo trabalha a expressividade na dança
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.