São Paulo, sexta-feira, 29 de agosto de 1997
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Novos mercados fazem tudo pelo cliente

CRISTIANA COUTO
DA REPORTAGEM LOCAL

Conforto, praticidade e atendimento personalizado. Essas são as propostas dos novos mercados e lojas de gastronomia da cidade.
O Emporeo, no bairro de Higienópolis, o Hortifruti, em Santa Cecília, e o Marché Place des Vosges, no Morumbi, apontam uma mudança no comportamento do consumidor: a escolha por qualidade e bom atendimento sem levar em conta o preço.
Com 12 lojas que vendem de frutas e legumes a aves e vinhos, além de padaria, sorveteria e floricultura, o Emporeo abraça a proposta de ser um mercado de bairro.
"A idéia é oferecer um serviço de bairro, onde os clientes possam encontrar de tudo com conforto e atendimento personalizado", diz o arquiteto Washington Fiuza, responsável pelo projeto.
Mais confortável que as feiras -o mercado tem estacionamento e horários mais amplos- e sem a impessoalidade e filas dos supermercados, o Emporeo atrai consumidores da região. "É prático, rápido e o ambiente é gostoso e confortável, além de ter tudo o que eu preciso", afirma a decoradora Ana Maria Lara, 48.
Ela cita ainda o atendimento personalizado -cada loja pertence a um dono, que fica no local- como um diferencial do Emporeo em relação aos supermercados tradicionais.
"Não vou mais à feira e reduzi minhas idas ao supermercado a uma vez por mês, só para comprar produtos de limpeza", diz Lara.
Sacolão chique
Ordem, limpeza e apresentação dos alimentos também fazem a cabeça do consumidor que desiste da feira e opta pelos mercados.
Com mais de 500 itens entre frutas, legumes e verduras, o Hortifruti, uma espécie de "sacolão chique", aposta na qualidade do produto a preços competitivos e no conforto do consumidor.
"A disposição das frutas é fantástica, não há a bagunça da feira e não se perde tempo escolhendo porque tudo é fresco e vistoso", diz a videomaker Ana Vianna, 32, que sai uma vez por semana dos Jardins, bairro onde mora, para ir ao Hortifruti, na região de Santa Cecília.
A rede, que tem em São Paulo sua 18ª loja, segue uma logística na apresentação dos produtos. Os alimentos são dispostos em pilhas baixas nas bancadas, que contam com apoio para as sacolas.
A pesagem é feita diretamente no caixa, que, segundo Vianna, tem um bom atendimento. "Parece que todos estão de bem com a vida", completa.
Estacionamento, ar condicionado e o uso de cartão de crédito também atrai o consumidor, segundo Oséas de Oliveira, gerente geral do Hortifruti.
Comida pronta
Com ar de "delicatessen", o Marché Place des Vosges é uma loja gastronômica sofisticada que aposta no serviço.
Além dos 6.000 itens que variam de queijos e temperos a aves raras e congelados, a loja dispõe de um sistema de comida pronta conhecido como cozinha "traiteur", com mais de 150 pratos da culinária francesa assinados pelo chef Eric Berland.
"O que mais me atrai são as comidas prontas, que não se encontram nos supermercados da região, além da variedade dos queijos, que não acho em nenhum outro lugar", conta a cliente Kika Rivetti, 45, empresária.
A comodidade depois das compras também diferencia essas lojas do padrão de supermercados e feiras. O Marché conta com uma cafeteria, e o Emporeo oferece a opção de sanduíches e sushis na hora do almoço, com mesinhas cobertas em frente ao mercado.

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