São Paulo, sexta-feira, 29 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cuba recebe visita de norte-americanos

País atribui boato sobre Fidel a exilados

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Dois deputados norte-americanos do Partido Republicano se encontraram ontem em Havana, em Cuba, com Ricardo Alarcón, o presidente do Parlamento cubano. A informação foi divulgada pela agência cubana "Prensa Latina".
Tom Campbell, da Califórnia, e Marshal Sanford, da Carolina do Sul, desembarcaram em Cuba no último final de semana para uma "visita privada", disse uma fonte diplomática.
O grupo discutiu "a realidade política, social e econômica de Cuba e as relações entre o país e os Estados Unidos", afirmou a "Prensa Latina".
Saúde de Fidel
O governo cubano negou ontem a versão de que o presidente do país, Fidel Castro, 71, teria morrido.
Uma porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Marianela Ferriol, disse ontem que Fidel Castro tem "excelente estado de saúde".
A porta-voz atribuiu a grupos de dissidentes de Miami (EUA) os rumores sobre a suposta morte do presidente, com o objetivo de provocar "a derrocada do processo revolucionário".
"A extrema direita de Miami inventa mentiras com o objetivo de criar confusão, desacreditar o nosso presidente e desestabilizar o país", afirmou a porta-voz.
A imprensa de Miami em língua espanhola havia divulgado na quarta-feira a suposta morte do líder cubano.
Fontes de Washington afirmaram no mesmo dia que os rumores teriam nascido por causa de uma confusão -na quarta-feira, morreu René Sánchez Castro, que participou da revolução que levou os comunistas ao poder na ilha em janeiro de 1959. Sánchez era funcionário do Ministério das Relações Exteriores de Cuba.
A Casa Branca (sede do governo dos EUA, em Washington) afirmou ontem que não podia "confirmar, nem desmentir os rumores", pois não tinha informações sobre o estado de saúde de Fidel.

Texto Anterior: Multidão apedreja força da Otan na Bósnia
Próximo Texto: ONU decide impor sanção contra a Unita
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.