São Paulo, sexta-feira, 29 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clinton chama bandeira de poncho

The Guardian
de Londres

DO "THE GUARDIAN"

O presidente dos EUA, Bill Clinton, ganhou de presente uma bandeira da Romênia com um buraco no meio. O escudo comunista estampado no meio da bandeira havia sido cortado. O gesto simboliza a queda do regime no país.
Nesta semana, um senador romeno recebeu da Casa Branca nota de agradecimento pelo presente, dado durante visita de Clinton a Bucareste no mês passado: "Muito obrigado ao líder do Senado romeno pela gentil oferta de um poncho". Um porta-voz do governo norte-americano negou ter conhecimento da nota, que chamou erroneamente a bandeira cortada de poncho (capa quadrangular com abertura no meio pela qual passa a cabeça de quem a veste). "Gostaria de ver Clinton vestido na TV com o 'poncho'", disse o senador Petre Roman.
A insígnia comunista era usualmente cortada por estudantes romenos da bandeira vermelha, amarela e azul após a queda do ditador Nicolau Ceausescu, em 1989.
O exemplo foi seguido depois por outros Estados comunistas do Leste Europeu.

Texto Anterior: ONU decide impor sanção contra a Unita
Próximo Texto: Filho de ex-secretário dos EUA admite crime; Milhares fogem de conflitos no Quênia; EUA deram radiação para seres humanos; Joseph Kennedy 2º desiste de candidatura; Hungria fará plebiscito sobre ingresso na Otan; Bomba mata 8 e fere 50 na capital argelina; Briga em prisão mata 29 na Venezuela
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.