São Paulo, sábado, 30 de agosto de 1997
Próximo Texto | Índice

Já vem tarde; Não faltará trabalho; Se o governo deixar; Camisa-de-força; Divisão judicial; Estranho no ninho; Ameaça de retorno; Cisão paranaense; Baixas colloridas; Concorrência desleal; Objeção fiscal; Tapetão partidário; Braços cruzados; Sonífero judicial; Inspetor Closeau; Visita à Folha

Já vem tarde
PMDB e PT articulam a aprovação de uma emenda constitucional que dá poderes de CPI à CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara nos casos em que os deputados quebrem o "decoro parlamentar".

Não faltará trabalho
A pedido do presidente da CCJ, Henrique Alves (PMDB), Michel Temer desengavetou a emenda de Marcelo Deda (PT) que faz da CCJ, na prática, uma CPI. Casos como a venda de voto na reeleição e o aluguel de mandato poderiam ser realmente apurados.

Se o governo deixar
A previsão é que seja aprovada em setembro a emenda constitucional que dá poderes de CPI à CCJ. A comissão poderia convocar acusados para depor e quebrar o sigilo fiscal, bancário e telefônico. Resta saber se o Planalto não tentará abortar a idéia.

Camisa-de-força
Embora não tenha extinto as inserções partidárias na TV, como queria FHC, o governo conseguiu impor um limite, na lei eleitoral: só poderão ser usadas imagens geradas em estúdio. E com restrições em demasia.

Divisão judicial
O TSE decide na terça se vale a regra que manda os governadores deixarem o cargo seis meses antes da eleição. Quem conhece o tribunal diz: os sete ministros estão literalmente divididos.

Estranho no ninho
Antes do sarau com os governadores do PMDB, no dia 9, Michel Temer fará uma prévia com os líderes. Para evitar encrencas futuras, convidará o presidente do partido, Paes de Andrade, para participar das duas reuniões.

Ameaça de retorno
Quércia promove no próximo dia 13, em Campinas, reunião de vereadores peemedebistas do interior de São Paulo. Quer transformar o encontro em demonstração de força "das bases" para sua candidatura a governador.

Cisão paranaense
Reinhold Stephanes (Previdência) não vai à filiação de Jaime Lerner (PR) ao PFL, na terça. Alegou problemas de agenda. O ministro, do PFL, é candidato ao Senado, cargo para o qual o governador tem outra preferência.

Baixas colloridas
Fernando Collor perdeu dois advogados de uma só vez. Fernando Neves, que vai para o TSE como representante classista, e Selma Salomão, tributarista, que pediu as contas. Ou melhor, caiu fora porque não recebe.

Concorrência desleal
Documento de empresários do setor têxtil dado a Malan, Dornelles e Clóvis Carvalho estima em US$ 2,3 bi o volume de tecidos asiáticos contrabandeados em 96. O mesmo valor das importações regulares naquele ano.

Objeção fiscal
O secretário da Receita Federal, Everardo Maciel, leu o texto do projeto de Pelé para os esportes. Não gostou. Avalia que há muita abertura para sonegação.

Tapetão partidário
O PT ficou discutindo na madrugada de anteontem e durante o dia de ontem os recursos da guerra entre as várias tendências. Começou o Encontro Nacional brigando e paralisado.

Braços cruzados
O governo não tem ainda nenhuma estratégia para o consumidor brasileiro no mercado de compras via computador. O comércio pela Internet deve representar US$ 85 bi ao ano em 2007, segundo a Andersen Consulting.

Sonífero judicial
Inspirado na experiência do Senado, o Supremo Tribunal Federal) quer colocar imagens das sessões plenárias, feitas às quartas e quintas, à disposição das redes pagas de TV. A partir de 98.

Inspetor Closeau
A articulação presidencial de Ciro Gomes com o PSB e o PPS foi batizada no Planalto de "movimento cor-de-rosa". Devido à sua inspiração no socialismo suave do inglês Tony Blair.

Visita à Folha
O senador José Sarney (PMDB-AP), ex-presidente da República, visitou ontem a Folha.

TIROTEIO
De Ronaldo Cunha Lima (PMDB-PB), sobre os líderes do governo terem prometido que o procurador Geraldo Brindeiro daria parecer favorável à desincompatibilização de governadores e prefeitos, quando a emenda da reeleição foi votada. Detalhe: ocorreu o contrário.
- Na Câmara, foi o suborno. No Senado, o logro.

Próximo Texto: Só Freud explica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.