São Paulo, sábado, 30 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil passa pelo Canadá e obtém vaga para Mundial

LUÍS CURRO
ENVIADO ESPECIAL A MONTEVIDÉU

O Brasil está classificado para o Mundial-98, na Grécia. A vaga foi conquistada após a vitória sobre o Canadá, ontem, por 94 a 82 (51 a 41), na Copa América do Uruguai.
O resultado encerrou os temores do técnico Hélio Rubens, que antes da competição, devido à ausência do cestinha Oscar (aposentado da seleção após a Olimpíada-96) e à pouca experiência internacional de vários atletas, dizia que era possível uma não-classificação brasileira pela primeira vez na história.
"Foi uma apresentação de gala desses jovens, que encararam um puta desafio, demonstrando personalidade, corpo e alma em um campeonato dificílimo", disse, chorando, o técnico Hélio Rubens.
Na Copa América, a seleção, com um jogo ancorado em forte marcação defensiva, não foi brilhante, mas constante para bater cinco países (México, Uruguai, Cuba, Venezuela e Canadá) e cair diante de Argentina e Porto Rico.
Os resultados colocaram a equipe entre as quatro primeiras, numa competição que oferece quatro lugares no Mundial.
Os EUA, já classificados (são os atuais campeões mundiais), estão entre os quatro primeiros, e a quarta vaga será decidida no jogo entre o quinto e sexto colocados.
Hoje, o Brasil enfrenta os EUA e, caso vença, deve disputar a final amanhã -contra o próprio EUA.
Ontem, contra o Canadá, o Brasil obteve o domínio da partida a partir da metade do primeiro tempo. Virou com vantagem de dez pontos e ampliou-a no segundo.
Os destaques do Brasil foram os alas reservas Vanderley e Caio, com 22 e 20 pontos, respectivamente.

Texto Anterior: Apostas põem Roma como favorita em 2004; RJ e SP têm provas de saltos e adestramento; Fisichela é novamente o mais veloz em Monza; Holyfield e Moorer vão duelar em Las Vegas
Próximo Texto: Equipe pega hoje a já finalista seleção B dos EUA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.