São Paulo, domingo, 31 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acidente mata a princesa Diana

MARTA AVANCINI
DE PARIS

A princesa Diana, 36, morreu na madrugada de hoje após sofrer um acidente de carro no centro de Paris, a capital da França. Seu namorado, o produtor egípicio de cinema Dodi al Fayed, 41, também morreu.
O acidente aconteceu por volta da 0h (19h em Brasília). O motorista também teria morrido. Um segurança da princesa britânica, a quarta pessoa que estava no veículo, teria ficado gravemente ferido.
A informação da morte dela foi divulgada pelo governo francês cerca de seis horas depois do acidente. Ela chegou a ser levada para a unidade de terapia intensiva do hospital Pitié Salpetriere.
Ela teria sofrido hemorragia pulmonar após ser operada, disse um médico à agência de notícias "France Presse". A princesa teria sofrido também traumatismo craniano, fratura de um braço e feridas em uma nádega.
Diana Frances Spencer, princesa de Gales, nasceu no palácio de Althorp Hall, na Inglaterra, em 1º de julho de 1961, terceira filha do conde Edward John Spencer.
Ela e Al Fayed estavam em um Mercedes-Benz. O carro, que teria batido de frente em uma parede do túnel e ficou todo destruído, pertence ao hotel Ritz, um dos mais sofisticados de Paris, propriedade do pai de Al Fayed.
Testemunhas que passavam pelo túnel logo após a colisão disseram ter visto um fotógrafo no local. Ele teria fugido em uma moto logo após fazer imagens do acidente.
Família real
"A rainha, o príncipe de Gales e o primeiro-ministro foram informados da morte da princesa de Gales", disse o embaixador britânico na França, Michael Jay.
Segundo comunicado do Palácio de Buckingham, a rainha Elizabeth 2ª e seu filho mais velho, Charles, ficaram profundamente chocados.
Charles passa férias em um castelo em Balmoral, na Escócia. Ele e Diana se casaram em 1981 e se divorciaram no ano passado. Tiveram dois filhos, os príncipes Harry e William. O comunicado diz que eles foram avisados da morte.
O pai de Al Fayed, Mohammed, viajou à França de helicóptero após receber a notícia do acidente.
"Ofereço as condolências do povo francês à família real", disse o ministro do Interior da França, Jean-Pierre Chevenement. O premiê Lionel Jospin se disse consternado.

Texto Anterior: País coleciona golpes de Estado
Próximo Texto: Para o Palácio de Buckingham, acidente era previsível
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.