São Paulo, domingo, 31 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cavalheiros da mesa redonda

XICO SÁ

Nunca foi possível irritar tanto as mulheres como nos dias que correm. São as infernais, para elas, mesas redondas e debates futebolísticos que se multiplicam nas mil e uma noites de domingo, as mais angustiantes das noites.
Caso o cavalheiro deseje provocar uma separação, nada mais aconselhável do que abraçar o controle remoto, desde o crepúsculo dominical, e segurá-lo firme até o "boa noite" de Roberto Avalone, âncora-mor da peleja esportiva da CNT/Gazeta.
Longe desse colunismo-com-testosterona provocar desastres no amor, mas sinceramente nenhuma mulher suporta a "prosopopéia" futebolística.
Você começa ali, sem querer nada, logo ao cair da tarde, com o finalzinho da partida da Série B do Campeonato Brasileiro, Goiatuba (GO) e qualquer coisa. Depois emenda com um videoteipe da série principal, esteja ou não o seu time envolvido. Toma um toddynho e/ou come outras guloseimas prontas da geladeira e segue a cavalgada.
Ela vai sugerir um filme esquisito, algo como JLG por JLG, de JLG com Jean-Luc Godard, em cartaz no cine Vitrine. E você, ligado no drible à moda futsal do Arinelson (Santos), pede encarecidamente para a musa sair da frente da sua 29 polegadas.
Mais humilde esteticamente, ela sugere uma película com Nicholas Cage. Faz um dengo, um cafuné. Aí já começou o "Apito Final", comandado por Luciano do Vale e nem um striptease na frente da TV resolve mais.
O diálogo Rivelino e Gerson sobre o Fluminense vira um banquete de Platão. Já não será mais uma simples maldade com a parceira. Você está embriagado, no clima, é o nirvana.
E a noitada está apenas começando. Tem mais o "denunciol" (denúncia e futebol) do "Cartão Verde", o Datena e Mário Sérgio na Record, o já citado Avalone.
E quando ela já pensa em devolver o Neruda... um clique no canal mexicano predileto para fechar com as mais belas "jugadas" do domingão.

e-mail: xico@uol.com.br

ONDE ENCONTRAR
Debates esportivos do domingo: "Apito Final" (TV Bandeirantes, 20h30), "Mesa Redonda/Futebol Debate" (CNT/Gazeta, 22h30), "Cartão Verde" (TV Cultura, 22h).

Texto Anterior: perucas como terapia
Próximo Texto: Deu branco no funk
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.