São Paulo, domingo, 31 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para chef, programas evoluíram

MARIANA SCALZO
DA REPORTAGEM LOCAL

Mesmo quando está longe das panelas, Carlos Siffert, 31, chef e proprietário do restaurante Tambor, em São Paulo, não esquece a culinária. O cozinheiro costuma assistir vários programas sobre o tema.
Para ele, os programas sobre culinária de hoje são muito diferentes dos que existiam há dez anos. "Antigamente todos eram voltados para as donas-de-casa, agora eles são mais interessantes", diz.
Um programa tradicional como "A Cozinha Maravilhosa de Ofélia", da Bandeirantes, ainda tem valor. "Ela não tem nenhuma pretensão de ensinar nada da 'nouvelle cuisine', mas é sério e honesto", avalia Siffert.
Já as receitas dadas no "Note e Anote", apresentado por Ana Maria Braga na Record, ele classifica como "abaixo da crítica".
"Quem gosta de cozinhar já sabe o que eles estão falando e quem quer aprender não consegue tirar nada dali. Sem falar na mise-en-scène dela..."
Outro ponto levantado por Siffert sobre as receitas do "Note e Anote" é a substituição de ingredientes. "Muitas vezes trocam manteiga por margarina. Quem tem mais informação não faz essa troca."
Segundo Siffert, a TV paga traz as melhores opções, apesar da dificuldade da língua. "A maioria não tem nenhuma tradução. Às vezes, os dublados são piores ainda. Já traduziram manjericão como basilicão", diz Siffert.
Na sua opinião, o "Ristorante Italia", do Eurochannel, é antiquado, mas as partes com Gualtiero Marchesi, um dos pioneiros da nouvelle cuisine da Itália, são boas. Ele dá receitas maravilhosas."
Ele cita também o programa de Karlos Arguiñano, veiculado no Eurochannel no horário da programação da TV Espanhola. "Ele ensina coisas locais, superespanholas."
O "Frugal Gourmet", de Jeff Smith, no GNT, traz receitas diferentes.
Para Siffert, Rodolfo Bottino, do "UD Gourmet", do Shoptime, não é ruim. "Mas ele merecia coisa melhor. Ele fica preso aos produtos que tem de vender e 95% daquilo é inútil".

Texto Anterior: Rio é a polis grega de Machado
Próximo Texto: Torcida transforma jogos do pay-per-view em pay-per-vaia!
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.