São Paulo, domingo, 31 de agosto de 1997 |
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CARTAS * "Tenho um Mercedes-Benz, modelo van 180D. O veículo foi adquirido em dezembro, na revenda De Nigris. Após a terceira revisão, aos 15.000 km, foi constatado que o carro não tinha barra estabilizadora no eixo traseiro. Durante uma viagem, senti falta de estabilidade no veículo. Contatei o serviço de atendimento e fui informado de que esse componente é opcional para as vans da marca. Gostaria de saber se, na verdade, não se esqueceram de montar o equipamento no veículo." Sidney Roberto Prieto (São Paulo, SP) Resposta A Mercedes-Benz informou que para o modelo do cliente o equipamento não está previsto como item de série. Mas a montadora disse que vai instalar a barra estabilizadora como cortesia. * "Desde abril venho tentando sanar defeitos no freio e no motor do meu Palio. A Fiat tem conhecimento do fato, pelo serviço de atendimento ao cliente e pelas revendas Vittori e Vicauto, mas nada faz." Sergio Ferreira de Figueiredo (Rio de Janeiro, RJ) Resposta A Fiat informou que o serviço no veículo foi realizado pela concessionária Vittori e o carro foi entregue ao cliente no dia 20 de agosto. A Folha contatou o leitor e foi informada de que o carro esteve na revenda por nove vezes. * "Tenho um Corsa Super MPFi, ano 96. Procurei uma concessionária por causa de um pequeno vazamento no motor. O atendente informou que a garantia não cobre o problema de vazamento. Segundo o revendedor, o problema deveria ter sido verificado na revisão dos 15.000 km. Gostaria de saber se a alegação prestada é correta." Celso Kengo Yamamoto (Campinas, SP) Resposta A General Motors solicita que o cliente retorne à concessionária para verificar o problema. O leitor informou à Folha que não houve contato da montadora nem da concessionária. * "Comprei um Gol 91, em março, na concessionária Savena. Após uma semana de uso, o carro apresentou problemas e foi reparado. Depois de alguns dias, novos problemas surgiram. Como estava sem tempo de levar o carro novamente à revenda, comuniquei à vendedora a situação. Em maio, consegui levar o carro à concessionária, mas o gerente alegou que a garantia estava vencida e não autorizou os reparos." Sung Soo Kim (São Paulo, SP) Resposta A Volkswagen informou que o assunto foi encaminhado à diretoria da concessionária Savena para a devida apuração dos fatos. A Folha contatou o leitor e foi informada de que não houve retorno da concessionária nem da montadora. Segundo Kim, o caso continua sem solução. * "Comprei um Omega CD no final do ano passado. Acontece que perdi o chip da chave e a montadora diz que o problema não tem conserto. Por esse motivo, já fiquei a pé sete vezes. Estou revoltada porque comprei um carro novo e terei de adquirir outra chave, no valor de R$ 136,00." Nair B. Rocha (Mogi das Cruzes, SP) Resposta A General Motors informou que a chave será dada à cliente como cortesia. A leitora confirmou a informação dada pela montadora à Folha. "Tenho uma picape S10, que está com problemas no motor. Ao dar partida, é perceptível que o motor funciona como se alguém tivesse retirado um dos cabos de vela. Já havia solicitado à concessionária Saint Paul a troca do motor na revisão dos 10.000 km. Agora, estou novamente exigindo a troca na revisão dos 20.000 km." Jorge de Lima Brandão (São Paulo, SP) Resposta A General Motors informou que o veículo foi reparado e entregue ao cliente em condições normais. O leitor informou à Folha que o problema persiste. * "Tenho um Escort GL 1.8, que vem apresentando problemas. Alguns deles foram solucionados pela concessionária Sonnervig, mas novos surgiram. Após a última intervenção da revenda, em maio, o setor de atendimento ao cliente da montadora não me contatou novamente e o carro continua com problemas." Hélio Inui (e-mail) Resposta A Ford disse que contatou a concessionária Horizonte Veículos e foi informada de que o carro foi verificado por um de seus engenheiros. A montadora diz que ficou constatado que os problemas verificados são passíveis de reparo. Segundo a montadora, o veículo foi reparado e se encontra em perfeitas condições. A Folha contatou o leitor e foi informada de que, ao retirar o veículo, a concessionária foi notificada de que o carro continuava com problemas na pintura, com defeito no banco do motorista e sem solução para a perda do controle remoto na revenda. Cartas devem ser enviadas à Folha (Redação - Veículos), al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, Campos Elíseos, São Paulo, SP, ou e-mail veiculos@uol.com.br. Coloque nome completo, endereço e telefone para verificarmos se o problema foi resolvido. As cartas só serão respondidas nesta seção. Texto Anterior: Trabalhadores aprovam modelos Próximo Texto: Concessionárias "queimam" a linha 97 Índice |
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