São Paulo, quinta-feira, 4 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Correios entram em greve em 11 Estados

DA REPORTAGEM LOCAL; DA AGÊNCIA FOLHA; DAS SUCURSAIS

Funcionários da ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) de pelo menos 11 Estados brasileiros estão em greve a partir de hoje. Eles pedem aumento salarial.
Ontem à noite, assembléias decidiram, em âmbito estadual, pela adesão. São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Paraíba, Alagoas, Maranhão, Pará e Amazonas participam da greve.
O movimento não atingirá as agências franqueadas, mas a distribuição de correspondências pode ficar prejudicada se os funcionários conseguirem parar as agências centrais dos Correios.
A categoria reivindica 5% de aumento real, piso salarial de R$ 820 e reposição da inflação de dezembro de 95 a julho de 97, igual a 24,07% (veja quadro ao lado).
Contraproposta
A empresa apresentou duas propostas: aumento de 2% no salário de todos os funcionários ou 5% apenas para carteiros e outros cargos que totalizam 81% do pessoal.
O Sindicato dos Trabalhadores dos Correios de São Paulo estima que 70% dos trabalhadores do Estado -cerca de 23.500- participem do primeiro dia de paralisação, hoje.
A proposta apresentada aos sindicatos é definitiva, conforme informou a
empresa.
A ECT, por sua assessoria de imprensa, afirmou que alguns cargos de chefia e funções de nível superior realmente tiveram aumentos significativos com objetivo de reter mão-de-obra qualificada.

Texto Anterior: Homem ameaça se atirar no Senado
Próximo Texto: O que eles querem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.