São Paulo, quinta-feira, 4 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Africanos podem confirmar hegemonia de juvenis em casa

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

Hegemônicos nos torneios juvenis do planeta, os africanos organizam este ano, pela primeira vez, o Mundial de futebol da categoria.
O Egito é o país-sede da sétima edição da Copa do Mundo para jogadores de até 17 anos, que tem início hoje. Antes, China, Canadá, Escócia, Itália, Japão e Equador abrigaram a competição.
Esta é segunda vez que um Mundial organizado pela Fifa é disputado na África -em 77, a Tunísia recebeu a Copa de juniores.
A máxima entidade do futebol já decidiu, porém, que o Mundial júnior de 99 será jogado na Nigéria. A África do Sul também é forte candidata a ser sede da Copa do Mundo de 2006.
Na abertura do Mundial juvenil do Egito, a seleção local enfrenta hoje a Tailândia.
Além do time egípcio, Mali e Gana representam o continente africano. Na última decisão do torneio, em 95, no Equador, Gana bateu por 3 a 2 a seleção brasileira.
Nigéria e Gana, que venceram por duas vezes o Mundial juvenil, ocupam, respectivamente, a primeira e a segunda posição do ranking da modalidade.
O Mundial juvenil é disputado a cada dois anos desde 1985. Na edição deste ano, 16 seleções, divididas em quatro grupos, disputam o título. As duas melhores equipes de cada grupo avançam às quartas-de-final.
A partir dessa fase, as partidas são eliminatórias. De acordo com o regulamento, haverá prorrogações com "morte súbita" no caso de os jogos das fases finais terminarem empatados.
Cairo, Alexandria, Ismailya e Port Said são as cidades-sede do Mundial. O Brasil está no Grupo C, com Áustria, Omã e EUA. A estréia da equipe nacional acontece na sexta-feira contra os austríacos. O jogo acontece na cidade de Alexandria.
O Grupo A, com sede no Cairo, conta com as seleções de Egito, Tailândia, Chile e Alemanha. Na chave B, que terá suas partidas em Ismailya, jogam Espanha, México, Nova Zelândia e Mali.
O Grupo D, com os times de Argentina, Gana, Costa Rica e Bahrein, está abrigado em Port Said.

Texto Anterior: Treinador Ben Johnson crê em armadilha
Próximo Texto: Portugal quer torneio ibero-americano; Torcedores brigam por ingressos no Chile; Vitória goleia e avança na Copa Conmebol
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.