São Paulo, quinta-feira, 4 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Contraprova confirma terceiro caso de doping de Maradona

FERNANDO GODINHO
DE BUENOS AIRES

A AFA (Associação de Futebol Argentino) confirmou na noite de ontem o terceiro caso de doping do jogador Diego Maradona, do Boca Juniors. A substância consumida pelo atacante não foi divulgada para preservar sua imagem.
Com 36 anos de idade e 21 anos como profissional, Maradona será julgado pelo Tribunal de Disciplina Desportiva da AFA e receberá uma suspensão que pode variar entre um e cinco anos.
Essa pena deverá significar o afastamento definitivo de Maradona dos campos de futebol como jogador profissional -ele já está suspenso temporariamente até o julgamento final da causa.
A AFA não disse qual a substância consumida por Maradona por causa da nova lei de entorpecentes do país, que impede a divulgação desse tipo de informação para "preservar o direito de intimidade do desportista".
A hipótese mais provável é que se trate de cocaína, pois o jogador já declarou ser um consumidor dessa droga. No início da semana, ele afirmou estar sem forças para "lutar" contra o vício.
Segurança
Maradona foi sorteado para realizar o teste antidoping há dois domingos, após uma partida do Boca Juniors contra o Argentino Juniors (vencida pelo Boca por 2 a 0, com um gol de pênalti do meia). O primeiro resultado foi divulgado na quinta-feira da semana passada.
O teste e a contraprova divulgada ontem foram realizadas na Faculdade de Bioquímica da Universidade de Buenos Aires.
Na tarde de ontem, os advogados de Maradona tentaram impugnar a realização da contraprova, alegando que as amostras de urina do jogador poderiam ter sido alteradas por "falhas de segurança".
A Justiça negou o pedido dos advogados.
O chefe do Departamento Jurídico da AFA, Agricol de Bianchetti, disse ontem que a contraprova foi acompanhada por representantes da entidade, da Justiça, do Boca Juniors e do jogador.
"O controle antidoping da AFA não merece qualquer crítica ou impugnação", afirmou.

Texto Anterior: Brasil esportivo
Próximo Texto: Amostra sofrerá teste de DNA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.