São Paulo, sexta-feira, 5 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cordas se destacam em orquestra alemã

JOÃO BATISTA NATALI

A Alemanha, entre seus inúmeros privilégios, possui excelentes orquestras agregadas a rádios públicas regionais.
A orquestra da NDR (Sinfônica da Rádio de Hamburgo) é uma delas. Foi ela que estreou mundialmente "Threni", de Stravinski, e obras contemporâneas de Kagel, Jolivet, Maderna e Boulez.
Teve nos últimos dez anos diretores musicais como Günter Wand, autor de uma notável versão da "Quarta", de Brukner, e John Eliot Gardner, hoje um dos grandes regentes beethovenianos.
A NDR dará dois concertos no Teatro Municipal, na temporada do Mozarteum Brasileiro, e fará um terceiro na praça da Paz, no Ibirapuera. Terá como maestro Herbert Blomstedt, sueco nascido nos Estados Unidos e ex-regente da Staatskapelle de Dresde.
Como solista, para interpretar nas três récitas o "Concerto em Ré Maior", de Brahms, a NDR chega com Frank Zimmermann, 32, um dos grandes de sua geração.
Atentem especialmente como as cordas se mostrarão na "Primeira" de Brahms, e na "Nona", de Dvorak. Pode-se estar diante de algo antológico.

ORQUESTRA SINFÔNICA DA RÁDIO DE HAMBURGO Teatro Municipal (pça. Ramos de Azevedo, s/nº, região central, tel. 222-8698). 1.585 lugares. 120 min.. Qui.: 21h. Até 12/09. Ingr.: R$ 30 a R$ 120.

Texto Anterior: Suzanne Vega canta influências
Próximo Texto: SHOWS; DANÇA; EXPOSIÇÕES; TEATRO INFANTIL
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.