São Paulo, sexta-feira, 5 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COI elege hoje a sede dos Jogos de 2004

RÉGIS ANDAKU
DA REPORTAGEM LOCAL

Faltam 7 anos ainda para a Olimpíada de 2004, a 28ª da Era Moderna O Comitê Olímpico Internacional escolhe hoje, a partir das 13h (horário de Brasília), a cidade que vai organizar os Jogos de 2004.
Será anunciada, depois de eleição, uma das cinco candidatas finalistas: Atenas (Grécia), Buenos Aires (Argentina), Cidade do Cabo (África do Sul), Estocolmo (Suécia) e Roma (Itália).
A Olimpíada de 2004 teve um número recorde de postulantes: 11.
Dessas, 6, incluindo o Rio de Janeiro, foram eliminados na primeira fase, em março, também em Lausanne (Suíça), cidade do COI.
Essa "peneira", justamente por causa do grande número de candidatas, também foi inédita na história dos Jogos Olímpicos.
A eleição
Hoje, a escolha será mais ampla. Em vez dos 14 membros do COI que escolheram, com base em visitas às cidades candidatas, as finalistas, votarão 107 delegados (dos 109 esperados, não foram à Lausanne um representante da Arábia Saudita e outro da Inglaterra).
Na verdade, podem ser feitas cinco eleições hoje. Na primeira, os 107 delegados votarão na sua cidade predileta.
A que obtiver o menor número de votos está eliminada da fase seguinte, quando farão nova votação com apenas as quatro restantes.
Após nova rodada, a quarta colocada cai, e outra fase acontece entre as três mais bem apoiadas.
A não ser que uma cidade obtenha metade mais um dos votos, o processo se repete até que sobre apenas uma candidata.
As táticas
Por causa da maneira como a cidade é eleita, as cinco finalistas estão agrupadas em dois blocos: o europeu e o não-europeu.
Não basta ser a primeira opção de um grande grupo; é mais "eficiente", por exemplo, ser a primeira opção de um pequeno grupo e a segunda de um grande grupo.
Sydney (Austrália), sede dos Jogos de 2000, só foi a mais votada na rodada que interessava: a última.
As apostas
O bloco favorito hoje é o europeu. Roma encabeça a lista. Estocolmo e Atenas também estão cotadas, apesar de o prestígio da capital sueca estar em decadência devido a atentados (leia textos ao lado).
Essas três cidades já tiveram Olimpíada. Em Atenas aconteceu a primeira da Era Moderna, em 1896. Estocolmo organizou a competição em 1912, e Roma, em 1960.
Já o bloco não-europeu tem Buenos Aires e Cidade do Cabo.
A capital argentina concorre pela quinta vez. Jamais teve êxito. Caso seja a escolhida, traz pela primeira vez à América do Sul o maior evento esportivo existente.
A Cidade do Cabo, da mesma forma, busca organizar os primeiros Jogos no continente africano.

NA TV - Bandeirantes, ao vivo, às 13h30

LEIA as propostas das cidades finalistas à pág. 3-16

Texto Anterior: Anteontem
Próximo Texto: Sul-africanos usam progresso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.