São Paulo, sexta-feira, 5 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Elizabeth 2ª se diz 'magoada' e rejeita acusações de indiferença

PAULO HENRIQUE BRAGA

PAULO HENRIQUE BRAGA; FERNANDO CANZIAN
DE LONDRES

FERNANDO CANZIAN
A família real deu uma resposta imediata e emocional ontem às acusações de que estaria indiferente à comoção que tomou conta do Reino Unido desde a morte da princesa Diana, no domingo.
Ontem, divulgou mudanças de planos em relação ao funeral. Também de forma inesperada, a rainha Elizabeth 2ª anunciou que fará pronunciamento oficial à nação hoje. São raros os casos em que a rainha faz pronunciamentos oficiais.
"A família real tem sido ferida pelas insinuações de que está indiferente à trágica morte da princesa de Gales", reagiu logo pela manhã o secretário de imprensa da rainha Elizabeth 2ª, Geoffrey Crawford.
Quase todos os tablóides britânicos amanheceram ontem com manchetes criticando fortemente o distanciamento da família real das demonstrações emocionadas do povo britânico.
"Onde está nossa rainha? Onde está a sua bandeira?", questionou o "The Sun", o tablóide diário de maior circulação no Reino Unido.
À tarde, a família real apareceu.
Foi em conjunto a uma cerimônia em uma igreja próxima ao Castelo de Balmoral, na Escócia.
Na volta, Elizabeth 2ª, o príncipe Charles e os príncipes William e Harry, filhos de Diana, deixaram-se filmar pela imprensa lendo bilhetes em homenagem a Diana nos portões de Balmoral.
Em outra demonstração pública, o príncipe Andrew, irmão mais novo de Charles, caminhou em meio à multidão que permanece do lado de fora do palácio de Saint James, onde está sendo guardado o corpo de Diana, e o Palácio de Buckingham, no centro de Londres.
Hoje, Charles e os filhos também devem ser esperados do lado de fora dos dois palácios.
Retorno antecipado
A rainha também decidiu antecipar para amanhã seu retorno a Londres, quando fará pronunciamento inicialmente não-previsto, no início da noite, em cadeia nacional de rádio e televisão.
Inicialmente, Elizabeth 2ª só chegaria a Londres amanhã pela manhã para o funeral de Diana na abadia de Westminster. Hoje, poderá visitar o caixão de Diana.
Especula-se que o príncipe Charles e o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, tenham sido os principais responsáveis por convencer a rainha a falar à nação. Blair e Charles têm conversado diariamente pelo telefone. Diana perdeu o status de membro da família real no ano passado, quando se divorciou do príncipe Charles.
Sua Alteza Real
Com a separação, também perdeu o título de Sua Alteza Real, como vem sendo chamada em milhares de bilhetes colocados próximos a edifícios que abrigam membros da família real.
Dias antes do acidente que matou Diana e seu novo namorado, o produtor de cinema Dodi al Fayed, especulava-se que a exposição do casal na mídia desagradava fortemente à família real.
O velório de Diana deve atrair amanhã cerca de 2 milhões de pessoas e pode ser a maior manifestação já vista em Londres. O sepultamento será em Althorp, propriedade da família, onde passou parte da infância e adolescência.

Texto Anterior: Bilhões devem assistir ao funeral
Próximo Texto: Elton John muda letra de hit para homenagear Diana em funeral
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.