São Paulo, sábado, 6 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sarney define que tentará Presidência

DA AGÊNCIA FOLHA, EM SÃO LUÍS; DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Candidatura será apresentada em convenção
O senador José Sarney (PMDB-AP) disse ontem à noite, em entrevista na TV Mirante, de São Luís (MA), que é candidato a presidente da República -cargo que já ocupou de 1985 a 1990. "Eu recebi o convite do partido e aceitei."
A entrevista marca uma mudança da posição de Sarney. Até então, ele dizia que seria candidato se o seu partido (o PMDB) o escolhesse. Agora, afirma que vai disputar a candidatura do partido.
A TV Mirante, que veiculou a entrevista, retransmite a Rede Globo e pertence à família Sarney. A entrevista foi anunciada pela apresentadora do telejornal "Jornal do Maranhão - 2ª Edição" como "o lançamento da candidatura de Sarney".
O senador disse que está com um "bom desempenho nas pesquisas" -o que o teria motivado a aceitar o convite.
Ontem, Sarney comunicou sua decisão ao presidente nacional do PMDB, deputado Paes de Andrade (CE). Disse que definiu sua candidatura a presidente e que vai submetê-la à convenção nacional do partido, em junho de 1998.
Paes disse a Sarney que as bases do partido deverão optar, na convenção de novembro deste ano, pela candidatura própria a presidente. A ala governista do partido defende o apoio à reeleição de FHC.
Paes afirmou que considera natural a articulação dos governistas em favor do apoio a FHC, mas quem não cumprir a decisão tomada em convenção deverá deixar o partido.
A filha de Sarney, Roseana (PFL), governadora do Maranhão, também apóia a reeleição de FHC e já declarou que não gostaria que o pai fosse candidato, porque isso seria "um sacrifício" para a família.

Texto Anterior: PSB quer dividir frente, avalia PT
Próximo Texto: Maluf incorpora 'frangogate' à campanha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.