São Paulo, sábado, 6 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pavilhão e Racionais rivalizam na periferia de São Paulo

Rho$$i diz que conflito verbal é uma questão de mercado

XICO SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

O Pavilhão 9 rivaliza agora com Racionais MCs na parada do combativo rap que se firmou como trilha sonora e coluna social da periferia de São Paulo.
Tem havido até um estranhamento entre os dois lados, mas nada que se aproxime do bangue-bangue dos americanos.
Em recente bate-papo na Internet, promovido pelo Universo Online, o vocalista Rho$$i, do Pavilhão, definiu o som dos Racionais como "nem doce nem salgado".
Mano Brown, vocalista dos Racionais, disse que tatuagem era coisa de playboy ou ex-presidiário, referindo-se a Rho$$i.
O líder do Pavilhão emendou: "Coisa de playboy é tirar 'racha' na Marginal e arriscar a vida das pessoas". Estava falando sobre um acidente de automóvel envolvendo componentes dos Racionais.
Segundo Rho$$i, o conflito verbal é mais uma questão de mercado. "Quando a gente surgiu, só existia o grupo Racionais, e aí começamos a dividir", disse.
A disputa agora também inclui estilo. É a formação rap tradicional dos Racionais versus o modelo com banda do Pavilhão, que cresceu de quatro para sete membros.
A escalação atual conta, além de Rho$$i e Doze (vocais), com Blindado e Ortega (guitarras), Marinho (baixo), Thunder (bateria) e DJ Branco. Mais gente, muito mais influências.
No toca-discos dos rapazes gira muito funk, Tim Maia, Fugazi, Snoop Doggy Dog, Dr. Dre e Tupac Shakur, entre outros.
O melhor do hip hop e da música negra do país, incluindo Pavilhão, Racionais, Planet Hemp, Faces do Subúrbio, Los Sea Dux, entre outros, recebe hoje o prêmio "Os Dez Melhores da Black Music", na Escola de Samba X-9, em Santana (zona norte de São Paulo). A festa começa às 22h.

Texto Anterior: Serviço traz guia de artes plásticas
Próximo Texto: Rapper Pivete está foragido
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.