São Paulo, sábado, 6 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Leia a fala de Elizabeth 2ª

Leia a seguir a íntegra do pronunciamento da rainha Elizabeth 2ª:
Desde a horrível notícia do último domingo, temos visto em toda a Grã-Bretanha e ao redor do mundo uma avassaladora expressão de tristeza pela morte de Diana.
Temos todos tentado, de nossas diferentes maneiras, lidar com isso. Não é fácil expressar a sensação de perda, uma vez que o choque inicial é também seguido de uma mistura de outros sentimentos: descrença, incompreensão, cólera e preocupação por aqueles que restam. Temos todos sentido essas emoções nesses últimos dias.
Então o que lhes digo agora, como sua rainha e como uma avó, eu digo do meu coração. Primeiro, quero eu mesma prestar tributo a Diana. Ela era um excepcional e talentoso ser humano. Em tempos bons ou ruins, ela nunca perdia sua capacidade de sorrir ou rir, nem de inspirar outros com seu calor e bondade.
Eu a admirava e respeitava, por sua energia e compromisso para com outros e, especialmente, por sua devoção a seus dois meninos. Esta semana, em Balmoral, temos todos tentado ajudar William e Henry a se reconciliar com a devastadora perda que eles e o resto nós sofremos.
Ninguém que conheceu Diana jamais a esquecerá. Milhões de outros, que nunca a encontraram, mas que sentiam conhecê-la, se lembrarão dela. Quanto a mim, acredito que há lições a tirar de sua vida e da extraordinária e tocante reação a sua morte. Compartilho da determinação de vocês de cuidar da memória dela.
Esta também é uma oportunidade para mim, em nome da minha família e, especialmente, do príncipe Charles e de William e Henry, de agradecer a todos vocês que têm trazido flores, enviado mensagens e prestado suas homenagens de tantas formas a uma pessoa notável. Esses atos de bondade têm sido uma enorme fonte de apoio e conforto.
Nossos pensamentos estão também com a família de Diana e com as famílias daqueles que morreram com ela. Eu sei que elas também tiraram força do que aconteceu desde o último fim-de-semana, enquanto tentam se recuperar de seu pesar e então encarar o futuro sem uma pessoa querida.
Espero que amanhã possamos todos, onde quer que estejamos, nos juntar na expressão de tristeza pela perda de Diana e gratidão pela sua vida tão curta. É uma chance de mostrar ao mundo inteiro a nação britânica unida em pesar e respeito.
Que repousem em paz os que morreram, e possamos nós todos, sem exceção, agradecer a Deus por alguém que tornou muitas, muitas pessoas felizes.

Texto Anterior: Suíça captura guerrilheiro chileno
Próximo Texto: Chuva não assusta 'acampados'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.