São Paulo, domingo, 7 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Federação verde já reúne 28 partidos

ESPECIAL PARA A FOLHA

Em 1993, foi fundada a Federação Européia dos Partidos Verdes, com o objetivo de desenvolver economias ecologicamente sustentáveis, auxiliar a transição do poder nas novas democracias e coordenar os trabalhos dos verdes no continente.
Com sede em Viena, Áustria, a federação tem filiados 28 partidos verdes de diferentes países. Partidos de outros sete países estão na fila de espera.
Os verdes elegeram mais de 200 deputados em países europeus; receberam, nas últimas eleições, 8 milhões de votos. Para falar da evolução dos verdes europeus, Niki Kortvelyessy, porta-voz da federação, concedeu entrevista por e-mail.

Folha - Na Europa, onde os verdes têm mais poder?
Niki Kortvelyessy - Os verdes estão nos governos da Finlândia, Itália, França, Romênia e Geórgia. Na Geórgia, muitos verdes fazem parte do gabinete da Presidência. O vice-presidente é do partido. Em outros países, os verdes estão em ministérios do Meio Ambiente ou Educação. Mas existem outros tipos de poder. Na Alemanha, os verdes vão decidir quem estará no próximo governo. De acordo com as pesquisas de opinião, quem os verdes apoiarem leva. Mas nunca um PV esteve no poder sozinho.
Folha - O PV é a real alternativa para uma nova ideologia?
Kortvelyessy - Pergunte para qualquer europeu do Leste. O comunismo deu a eles trabalho, mas não liberdade. O capitalismo, hoje, dá muita liberdade, inclusive liberdade para ser desempregado e explorado. A política verde é sobre segurança e democracia. Se isso é uma ideologia, eu não sei, mas é uma viável alternativa à opressão de um Estado centralizador.
Folha - Como os verdes europeus lidam com o estigma de serem um movimento exótico?
Kortvelyessy - Não sei exatamente o que você chama de exótico. Mas, partidos que têm inveja dos votos que os verdes atraem sempre encontram comentários que atingem nosso movimento. Esse estigma é particularmente infeliz, já que todos os partidos começaram de alguma parte.
Folha - Por que a necessidade de uma federação?
Kortvelyessy - A coisa mais óbvia em meio ambiente é que ele não se restringe a fronteiras políticas. Aquecimento global, poluição, fim da camada de ozônio, chuva ácida e desertificação são assuntos transnacionais que não podem ser combatidos dentro de fronteiras: têm de ser debatidos através das fronteiras.

Texto Anterior: PV tenta superar estigma de 'exótico' para chegar ao poder
Próximo Texto: Menos imposto, menos déficit
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.