São Paulo, segunda-feira, 15 de setembro de 1997
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Publicitário defende marketing ousado

Para Rubens dos Santos, ideal é remar contra maré

DA REPORTAGEM LOCAL

O profissional que atua na área de marketing deve reunir duas qualidades: por um lado, ter conhecimento do perfil do consumidor do produto que está vendendo e, por outro, ter a ousadia de remar contra a maré do consenso.
Com essas duas características, o profissional de marketing conseguirá abrir seu espaço.
Essas foram algumas das idéias expostas por Rubens Carvalho dos Santos, presidente da Exinemidia Propaganda Ltda, em palestra do ciclo "Arena do Marketing", promovida pela Folha.
A palestra -"Marketing: Oportunidades e seus Subprodutos"- ocorreu na quarta, no jornal.
Santos citou o seu próprio caso para dar um exemplo do que ele entende como uma boa estratégia para um profissional que queira se destacar nessa área.
Isso porque a empresa que dirige -a Exinemidia- é pioneira no Brasil na veiculação de publicidade nos cinemas em formato de VT -que custa menos e tem maior tempo de vida útil que os tradicionais filmes em 35 milímetros.
Esse era um mercado que estava completamente abandonado, segundo Santos, e hoje existem mais de 200 salas de cinemas no Brasil veiculando propaganda por meio desse sistema.
Subprodutos
Na avaliação de Rubens Santos, atualmente as empresas precisam estar atentas para as oportunidades de usar subprodutos para aumentar os lucros e não ficar apenas de olho nos resultados com seus produtos principais.
Cita como exemplo os parques da Disney, nos EUA. Segundo ele, ali a arrecadação com o estacionamento, por exemplo, é maior do que o grupo fatura nos ingressos.
Outro caso dessa estratégia são os jornais e revistas que vêm acompanhados de fitas de vídeo.
Santos citou ainda o caso de uma indústria brasileira que vende aparelhos para surdez, a qual, segundo ele, tem lucros substanciais com a venda das pilhas usadas nesses aparelhos. Isso porque a empresa é a única a vender esse tipo de pilha no país.
Pesquisas
Na sua palestra, Santos enfatizou ainda a importância das pesquisas como instrumento de trabalho de um profissional de marketing.
"Quem deve decidir como é o produto é o consumidor e não quem está vendendo o produto."
Na sua avaliação, o sucesso da Rede Globo se deve em larga medida ao cuidado da empresa na pesquisa do gosto do telespectador.
"Na Globo, se o telespectador decide que tem de ser amarelo, então será amarelo e está acabado."

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