São Paulo, segunda-feira, 15 de setembro de 1997
Próximo Texto | Índice

Torre multimídia vira guia turístico

HEINAR MARACY
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Um novo tipo de mídia deve surgir em São Paulo e no Rio de Janeiro nas próximas semanas, unindo tecnologia, publicidade e serviços de utilidade pública.
Em breve, paulistas e cariocas vão se deparar com quiosques gigantes espalhados por suas cidades.
Torres de quase cinco metros de altura em aço e policarbonato trarão informações sobre a cidade para turistas, utilizando apresentações multimídia.
Pressionando sensores na base da torre, qualquer pessoa poderá obter informações sobre atrações turísticas e culturais da cidade (em inglês, espanhol e português), além de ter acesso a um guia de compras.
Os quiosques tipo totem foram desenvolvidos pela Publinet, uma empresa do grupo Diana, que trabalha com produções na área de multimídia e publicidade.
"A idéia dos quiosques surgiu de uma pesquisa feita pela Embratur, que detectou que uma das principais frustrações das pessoas que vêm ao Brasil é a falta de informações turísticas", diz Wilson Canova, diretor da Publinet.
Acesso à Internet
Segundo Canova, o guia turístico será apenas uma parte dos serviços disponíveis.
Eles servirão também para a compra de produtos de utilidade pública, como cartões de zona azul, cupons de pedágio ou cartões de telefone.
Em um segundo estágio, as torres deverão ser ligados on line, transformando-se em verdadeiros terminais públicos de acesso à rede mundial de computadores Internet, com o tempo de uso debitado de cartões de telefone.
Painel embutido
Para suportar toda essa tecnologia de multimídia e interatividade, o computador embutido nos quiosques é bastante possante.
Dentro de cada totem estará uma estação TD-25, da Intergraph, com placa de aceleração gráfica, chip Pentium MMX de 200 MHz, disco rígido de 5 Gbytes, 32 Mbytes de memória RAM e um monitor de 21 polegadas.
Inicialmente, deverão ser instaladas 15 torres em São Paulo e dez no Rio de Janeiro.
A Publinet está investindo cerca de US$ 5 milhões nesse projeto e espera ter um retorno do investimento no prazo de três anos.
O retorno deve vir da exploração publicitária dos guias. Além de inserções publicitárias que apresentarão os patrocinadores do quiosque, quando ele não estiver sendo utilizado para consulta, a própria máquina será um tipo de outdoor rotativo.
Em cima do monitor será instalado um painel com iluminação interna no qual poderão ser colocadas até 15 propagandas de anunciantes diversos.
Segundo Canova, em menos de dois meses de campanha, a Publinet já fechou contrato com cerca de 200 anunciantes para seus quiosques.
"O produto vem despertando o interesse de outras prefeituras, que já estão solicitando mais unidades", diz Canova. Segundo ele, a expectativa da Publinet é instalar cem máquinas até o primeiro trimestre do ano que vem.

Onde saber mais - Publinet, tel. (011) 570-9318

Próximo Texto: Novos no-breaks podem ser atualizados; Plug Use faz oferta de micros e monitores; Placa de rede de 100 Mbps cai de preço; Atendimento lança ponto eletrônico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.