São Paulo, segunda-feira, 15 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Museu exibe quadros inéditos de Debret

ISABELLE SOMMA
DA REPORTAGEM LOCAL

O Chácara do Céu é um dos melhores museus de arte do Rio de Janeiro. Não só pelo acervo, mas pela vista privilegiada que o visitante tem da cidade.
A mansão que abriga o museu foi residência do industrial Raymundo de Castro Maya (1894-1968).
A pintura brasileira também está muito bem representada por obras de Di Cavalcanti, Guignard, Iberê Camargo e Antônio Bandeira.
O acervo, que também inclui móveis, tem como ponto alto a coleção "Brasiliana". São pinturas, aquarelas, guaches, desenhos e gravuras de viajantes que se tornaram conhecidos por retratar o Brasil do século 19, como Rugendas, Chamberlain, Taunay e Debret.
Especialmente importantes são as 490 aquarelas e 61 desenhos do francês Jean Baptiste Debret, adquiridos por Castro Maya, em Paris, entre 1939 e 1940.
O museu também organiza exibições temporárias. Até 28 de setembro, é possível ver "O Abstrato na Coleção Castro Maya".
A exposição "Estudos da Desolação", que se encerra em 20 de dezembro, traz trabalhos de Debret que retratam a brutalidade com que os escravos eram tratados. Também são apresentadas oito aquarelas inéditas do artista.
Para chegar ao Chácara do Céu, o turista deve pegar o bondinho destino Paula Matos, no largo da Carioca, e descer no largo do Curvelo. O museu estará a dez minutos de caminhada do ponto.
Ruínas
Ao lado do Chácara do Céu, será inaugurado, em novembro, o parque das Ruínas.
O local abrigou a residência de Laurinda Santos Lobo, famosa nas décadas de 20 e 30 pelos disputados saraus que organizava. Depois de sua morte, a casa foi saqueada e abandonada.
Como o próprio nome diz, o parque continua com as ruínas da casa, mas terá também um espaço para exposições temporárias e um auditório. Um mirante dá ao turista uma das melhores vistas do Rio, com alcance de 360°.
Laurinda também empresta o nome para uma rua e um centro cultural do bairro. Entre 24 de setembro e 5 de outubro, o local expõe obras do pintor neo-expressionista cubano Eugenio Rivero.

Museu da Chácara do Céu - rua Murtinho Nobre, 93, Santa Teresa, tel. (021) 224-8981; ingresso: R$ 1
Centro Cultural Laurinda Santos Lobo - rua Monte Alegre, 306, Santa Teresa, tel. (021) 242-9741
Parque das Ruínas - rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa; informações sobre a programação: tel. (021) 242-2466

Texto Anterior: Cidade é rica em cozinha internacional
Próximo Texto: Santa Teresa é puro sossego
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.