São Paulo, quarta-feira, 17 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Placa melhora o som do computador

PAULO FERNANDO SILVESTRE JR.
DO UNIVERSO ONLINE

A Diamond está lançando no Brasil a Monster Sound, uma placa que promete colocar o som de um PC com "Windows 95" no mesmo patamar que o das máquinas de games comerciais.
A Monster Sound -que ocupa um slot PCI da máquina- pode trabalhar sozinha ou em conjunto com outra placa de som. No segundo caso, um cabo conecta as duas placas. O usuário pode escolher quais recursos quer aproveitar de cada placa.
A placa da Diamond utiliza a tecnologia "DirectSound" do "Windows 95". Isso significa que, se o usuário não usa nenhum programa que tira proveito dessa tecnologia (por enquanto, apenas alguns jogos), a placa será de pouca utilidade.
Para evitar que isso aconteça, o pacote inclui os jogos "SimCopter", "Outlaws", "Tigershark" e "Worldview".
Outro destaque da Monster Sound é o efeito "surround", que faz com que o som "envolva" o usuário, melhorando a idéia de movimento.
Para isso, a placa usa a tecnologia "A3D Interactive" da Aureal, capaz de processar até 23 canais de áudio independentes simultaneamente. A Monster Sound também incorpora polifonia de 32 vozes.
Uma excelente tabela de instrumentos sintetizados é outro diferencial, permitindo reprodução de arquivos do tipo MIDI com qualidade muito acima da média.
A Monster Sound pode ser ligada em até quatro alto-falantes. Oferece também uma entrada de joystick "acelerada", para melhorar a performance em jogos.
A instalação -placa e software- é simples e rápida. Um ícone na barra de tarefas do "Windows 95" permite configurá-la.
O preço sugerido para o consumidor final é R$ 279.

Onde encontrar - New Tech: tel. (011) 3061-0123; SND: tel. (011) 230-8333; Compas: tel. (021) 493-6227

Texto Anterior: Componentes geram dúvida sobre modem
Próximo Texto: Monster 3D turbina vídeo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.