São Paulo, quarta-feira, 17 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jogos aquecem disputa entre emuladores

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Fazer funcionar programas de PC no Macintosh sempre foi o sonho de qualquer macmaníaco.
Apesar de todas as vantagens que o Mac oferece em termos de facilidade de uso e consistência entre máquina e software, uma desvantagem salta aos olhos: a falta de programas de prateleira.
Em outras palavras, o que falta no Mac são aqueles joguinhos com tiros, pancadas e labirintos que fazem a alegria dos usuários de PCs.
Também fazem falta alguns programas desenvolvidos para o mercado brasileiro, como software de home banking e aplicações para determinadas profissões (como advocacia ou contabilidade).
Isso agora é possível graças a uma mágica conhecida como emulação. Um emulador é um programa que finge ser uma plataforma diferente daquela onde ele está instalado.
O Macintosh é um sistema campeão em emuladores. Hoje existem mais de 40 sistemas operacionais que podem ser emulados no Mac, indo dos pré-históricos CP/M e Apple II a consoles de videogame tipo SuperNES e Atari.
Com categoria O "Virtual PC" não é o primeiro emulador de "Windows" no Mac, mas é responsável por elevar essa categoria de programas.
A Insignia, fabricante do "SoftWindows", teve de baixar o preço de seu emulador para concorrer com o "Virtual PC".
Como o seu principal concorrente, o "Virtual PC" cria um disco virtual no Mac, onde ficam todos os arquivos de PC. Ele reconhece o CD-ROM e as portas de modem e impressora do Mac, habilitando-as no "Windows".
A Insignia agora contra-ataca com um emulador específico para games (inclusive com tecnologia MMX) no Mac. O nome não poderia ser mais sugestivo: "Real PC".
Com a função principal de pôr para funcionar jogos para DOS, o "Real PC" vem com alguns games tipo "Descent" e "Doom".
Segundo a Insignia, ele é duas vezes mais rápido que o "Virtual PC" e custa US$ 79 (nos EUA).

Onde saber mais - Insignia, na Internet - http://www.insignia.com

Texto Anterior: "Virtual PC" transforma o Mac em PC
Próximo Texto: 'Painter 5.0' traz telas melhoradas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.