São Paulo, quinta-feira, 18 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aprovação ao governo cresce

43% consideram presidente ótimo/bom

DA REPORTAGEM LOCAL

O governo Fernando Henrique Cardoso ensaia uma recuperação entre os consultados pelo Datafolha.
Desde junho, quando foi feita a última pesquisa sobre o desempenho do governo, o ótimo/bom subiu de 39% para os atuais 43%. O ruim/péssimo variou de 16% para 15% e o regular, de 42% para os 41% de agora.
Desde o início do governo, a melhor taxa de aprovação completa foi atestada em dezembro do ano passado, com 47%. A mais baixa, em junho do mesmo ano: 30%.
Outro dado animador para o governo é a aprovação ao Plano Real. Apesar das críticas da oposição, em cima principalmente do desemprego, a população continua encantada com a estabilização econômica.
Três meses depois da pesquisa anterior, o Real continua sendo avaliado como ótimo/bom por 64% dos entrevistados. O ruim/péssimo oscilou para baixo, de 9% para 8%.
Entre os entrevistados, 75% consideram o Plano Real bom para o país.
Os números revelam que o governo deve continuar, na campanha eleitoral do próximo ano, com um importante trunfo na mão.
O discurso apontando que uma derrota de FHC ameaçaria o Real pode ter respaldo no eleitorado.
A adesão dos entrevistados ao plano econômico reforça a idéia de que a oposição terá que enfrentar o desafio de calibrar as críticas ao "custo social" do plano com a promessa de manter a estabilidade.

Texto Anterior: Lula é visto como melhor opositor
Próximo Texto: A Folha de ontem na opinião do leitor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.