São Paulo, sábado, 20 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saída de Covas favorece a candidatura de Maluf

IGOR GIELOW
DA REPORTAGEM LOCAL

Se não concorrer à reeleição conforme anunciou, o governador Mário Covas (PSDB-SP) irá favorecer seu principal adversário político, o ex-prefeito paulistano Paulo Maluf (PPB).
É o que indica pesquisa do Datafolha sobre a intenção de votos dos paulistas em três dos quatro cenários de eleição que excluem Covas.
Apenas quando o nome do senador José Serra é incluído como candidato tucano não ocorre um aumento mais expressivo do apoio a Maluf. Serra também é apontado por 57% como o melhor candidato do PSDB se Covas não concorrer -percentual que sobe para 68% entre simpatizantes de seu partido.
Em todas as simulações com outros nomes tucanos, Maluf ganha votos: marca entre 36% e 38% das intenções de voto. É assim com o vice-governador Geraldo Alckmin (que tem 1%), o ministro da Educação, Paulo Renato Souza (2%) e o ministro das Comunicações, Sérgio Motta (3%).
Em todos os cenários, Maluf mantém boa vantagem. A evolução de sua intenção de voto indica que o escândalo do Frangogate não teve impacto aparente na candidatura. O caso, que "estourou" em julho, era visto como arma de campanha por seus adversários.
Com o governador Covas no páreo, Maluf é escolhido por 32% dos ouvidos, índice tecnicamente igual ao da pesquisa anterior (1º e 2/07) com este cenário. O tucano fica tecnicamente em segundo (14%).
Sem Covas e com Serra, Maluf mantém seus 32%. O senador, que ficou em terceiro lugar na disputa com o malufista Celso Pitta (PPB) pela prefeitura ano passado, marca 12% e mantém o terceiro lugar para o PSDB com praticamente a mesma intenção de voto de Covas.
Francisco Rossi está estabilizado em segundo lugar, variando entre 18% e 21% nas simulações. É marca empatada com a da pesquisa de julho, mas inferior ao primeiro lugar (24%) que já conquistara no cenário com Covas em maio.
Nos pelotões inferiores, é notada estabilidade de Orestes Quércia (PMDB), Romeu Tuma (PFL), Antonio Palocci (PT) e Campos Machado (PTB).

Texto Anterior: A Folha de ontem na opinião do leitor
Próximo Texto: A Folha de ontem na opinião do leitor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.