São Paulo, sábado, 20 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil 100% faz 2 a 0 na Copa Davis

FERNANDA PAPA; RÉGIS ANDAKU
DOS ENVIADOS A FLORIANÓPOLIS

Com as vitórias de Gustavo Kuerten e Fernando Meligeni, ontem, sobre os neozelandeses Alistair Hunt e Brett Steven, respectivamente, o Brasil pode garantir já hoje a sua permanência no Grupo Mundial da Copa Davis em 1998.
Basta uma vitória na partida de duplas, que começa depois da cerimônia oficial de apresentação do confronto, marcada para as 12h, para que o Brasil continue na elite do tênis mundial.
Enfrentam-se Kuerten e Jaime Oncins, pelo time do Brasil, e Steven e Hunt, pelo da Nova Zelândia, no estádio do hotel Costão do Santinho, em Florianópolis, capital de Santa Catarina.
Ontem, Kuerten, 21, que mora em Florianópolis, derrotou Hunt, 24, por 7/5, 6/3 e 6/2, enquanto Meligeni, 26, venceu Steven, 28, com 6/3, 7/5 e 6/4.
O Brasil obteve aproveitamento máximo no primeiro dia de competição, ganhando os 6 sets disputados. "Não poderia ser melhor, fazer 2 a 0 sem perder nenhum set", disse o capitão da equipe brasileira, Paulo Cleto, 49.
Se vencer em Florianópolis, o Brasil volta à Copa Davis em fevereiro próximo, pela primeira rodada do Grupo Mundial, contra adversário a ser definido em sorteio.
Em caso de derrota -e para isso a Nova Zelândia terá de vencer a dupla hoje e as duas partidas de simples de amanhã-, o Brasil voltará para o Grupo 1 da Zona Americana, uma espécie de segunda divisão da Copa Davis.
Nesse caso, enfrenta países do continente americano durante o próximo ano, na tentativa de, em setembro, classificar-se para o grupo de elite, o Mundial.
Mesmo que o confronto deste fim-de-semana seja definido hoje, com a dupla, as duas partidas de simples de amanhã têm de ser realizadas, por regra.
Nesse tipo de situação, no entanto, costuma-se, por acordo entre as equipes, apenas jogar em melhor de três sets.
A Copa Davis é disputada em melhor de cinco jogos, com cinco sets cada.
Kuerten e Steven, Meligeni e Hunt, jogadores número um e número dois de cada equipe, respectivamente, só não se enfrentarão se os capitães escalarem outros jogadores para seus lugares.
Até ontem, Paulo Cleto não havia pensado em escalar Jaime Oncins, 27, ou André Sá, 20, para jogar as simples que vão encerrar o encontro, amanhã.
(FeP e RA)

NA TV - Globosat/Sportv e RBS (somente para o Estado de Santa Catarina), a partir das 12h, ao vivo

Texto Anterior: Leites Nestlé tenta ser 1º finalista do Paulista; Time de Janeth vence por mais de 30 pontos
Próximo Texto: Dupla atua desde 1996
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.