São Paulo, sábado, 20 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Orquestra para crianças

ROSANGELA DE MOURA
FREE-LANCE PARA A FOLHINHA

Uma boa oportunidade de aprender música de graça é assistir aos ensaios da Orquestra Sinfônica de Santo André. Ele é aberto às escolas, e os alunos ficam conhecendo todos os instrumentos.
Quem explica é o maestro Flavio Florence. Nas aulas, ele mostra os sons dos instrumentos, quando tocados sozinhos ou agrupados.
Os ensaios acontecem no Teatro Municipal de Santo André, sempre na segunda quarta-feira de cada mês. Peça a sua professora para agendar um dia com a orquestra (tel. 011/411-0799).
Como é a orquestra
Uma orquestra pode ter de 20 a mais de 120 músicos. Ela é feita por um agrupamento de quatro conjuntos de instrumentos: as cordas, as madeiras, os metais e a percussão.
O grupo de cordas é composto por violoncelo, viola, violino e contrabaixo e ocupa a frente da orquestra.
As madeiras -clarinete, fagote, flauta e oboé- ocupam o centro. Apesar de a flauta ser de metal, ela integra o grupo de madeira. Em seguida, vêm os metais: trompete, tuba, trompa e trombone.
Ao fundo fica a percussão: tímpanos, caixa ou tambor militar, triângulo, pratos.

Texto Anterior: Gêmeos eram meninos-médicos
Próximo Texto: Criança ganha dia de música
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.