São Paulo, sábado, 20 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Memorial exprime idéias do soldado Che

ANA MARIA GUARIGLIA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O Pavilhão da Criatividade do Memorial da América Latina inaugura hoje a mostra "Idéias de um Soldado da América para o Mundo de Hoje".
São 70 fotos da Revolução Cubana (1953-1996), selecionadas por Pedro Álvares Tábio, diretor da Oficina de Assuntos Históricos do Conselho de Estado de Cuba.
O destaque do evento são as 35 imagens de Ernesto Che Guevara, algumas inéditas, e os 16 painéis com fragmentos de pensamentos do revolucionário.
A exposição conta com uma foto rara de Guevara (1928-1967) com um ano e meio de idade. Outra belíssima foto, de Osvaldo Salas, mostra Che com uma expressão pensativa. Nessa mesma época, o fotógrafo o registrou em um discurso, ao lado de sua mulher.
Além de Salas, os fotógrafos Raul Corrales e Alberto Korda tiveram uma contribuição inestimável na documentação da Revolução Cubana, segundo Maureen Bisilliat, curadora da mostra.
Por trás da imagem
Por trás do culto à imagem de Guevara, tendência que hoje persiste como forma de ilustrar o itinerário das grandes personalidades mundiais, os organizadores da mostra resolveram abordar as idéias do guerrilheiro.
Para Bisilliat, os pensamentos em fragmentos resgatam os valores essenciais da vida, verdades que foram esquecidas nas metas dos tempos atuais.
"Os textos de Guevara são extraordinariamente modernos, visionários e motivadores. Por essa razão, são um legado para os jovens de nossa época", disse.
A estrutura do evento partiu de Fábio Magalhães, diretor e presidente do Memorial, como uma sugestão para Bisilliat. Durante quase cinco meses, ela mergulhou em pesquisas, cercando-se de livros e de fotos.
Em julho deste ano, a convite do consulado de Cuba em São Paulo, esteve no país durante duas semanas, realizando vídeos, fazendo contatos e entrevistas.
O resultado originou a mostra e um catálogo sobre Guevara, confeccionado em conjunto com a equipe do Memorial, que será distribuído durante o evento.
Mesa-redonda
Para o dia da abertura, foi programada uma mesa-redonda sobre o tema "Che: A Vigência de um Mito", com o sociólogo Emir Sader e o poeta Ferreira Gullar.
Também participarão Armando Hart, ex-ministro da Educação de Cuba (1959-65) e atual presidente da Sociedade Cultural José Martí, e Aparecido de Oliveira, presidente da Fundação Oscar Niemeyer.
A programação também inclui vídeos com depoimentos recentes de Fidel Castro sobre Guevara, uma montagem dos discursos do guerrilheiro e o vídeo de Bisilliat feito em Havana.

Exposição: Idéias de um Soldado da América para o Mundo de Hoje
Onde: Pavilhão da Criatividade do Memorial da América Latina (av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, tel. 011/823-9760, Barra Funda, zona noroeste)
Quando: inauguração hoje, às 12h; ter a dom, das 9h às 18h; até 20 de novembro Quanto: entrada franca

Texto Anterior: Rapper será filho de Cliff
Próximo Texto: Diários de Darling revelam a musa de Warhol
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.