São Paulo, sábado, 20 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hitler; Desejo real; Decepção; Farsa; Pena de morte; Timor Leste; Justiça desigual; Espaço para o leitor; Tamancadas; Contrapartida; Cumprimento; Dia da Imprensa

Hitler
"Está certo o vereador Adriano Diogo (PT-SP). Não importa se Hitler nasceu no dia 4 ou no dia 20 de abril, o que importa é não permitir o ressurgimento dos partidos neonazistas.
A B'nai B'rith do Brasil, entidade judaica que há 154 anos luta contra o preconceito, o racismo e a discriminação, pergunta à Folha se é permitido publicar cartas propagando esses partidos e afirmando que 'Hitler cumpriu um relevante papel na história, prestando grande serviço à humanidade', como afirma o sr. Carlos Alberto Moritz ('Painel do Leitor', 16/9).
No momento em que d. Lucas Moreira Neves e os bispos brasileiros empreendem uma jornada em defesa do direito à vida, será que é permitido infringir a nossa Constituição e a lei nº 9.469 de 13 de maio de 1997, que diz em relação à divulgação do nazismo: 'Se qualquer dos crimes praticados no caput é cometido por intermédio dos meios de comunicação social ou publicação de qualquer natureza'? Pena: reclusão de dois a cinco anos e multa.
Nós respondemos que essa permissão não existe."
Edda Bergmann, coordenadora de direitos humanos da Associação Beneficente e Cultural B'Nai B'rith do Brasil (São Paulo, SP)
*
"Sobre a carta de Carlos Alberto Moritz ('Painel do Leitor', 16/9): a história é cíclica e se repete sim.
Prova disso é o ressurgimento de atos bárbaros como o do assassinato do índio pataxó, queimado vivo como na Inquisição, ou ainda opiniões que elevam as práticas selvagens de Hitler, classificando-as como um grande serviço à humanidade.
Hitler, de fato, nasceu em 20/4, na mesma data em que morria o índio inocente. Mas o que realmente importa é continuarmos lutando para que episódios como esse não façam parte da nossa história."
Adriano Diogo, vereador pelo PT (São Paulo, SP)

Desejo real
"O senador Francelino Pereira declarou que o plenário do Senado vai tentar recuperar a emenda que permite aposentadoria especial dos magistrados, pois, segundo o sr. Francelino, 'o país inteiro quer isso'.
O país inteiro deseja o fim dos privilégios, quer seja dos magistrados ou dos parlamentares, para que os que nunca foram privilegiados possam continuar a receber as suas parcas aposentadorias."
Paulo R. Ferraz (São Paulo, SP)

Decepção
"Às vezes eu fico decepcionado com a Folha porque se preocupa muito em bajular o mau presidente Fernando Henrique, como aconteceu em 18/9, na manchete, preconizando que ele estaria no segundo turno numa reeleição.
Qualquer pesquisa feita junto ao povão logicamente será bastante negativa ao presidente. A Folha não precisa fabricar pesquisas para manter uma boa imagem do sr. Fernando Henrique."
Jamil Alves da Silva (Rio de Janeiro, RJ)

Farsa
"Se é uma farsa, Ciro Gomes é um farsante. Quer entrar em um partido da esquerda para dividi-la e rebentá-la.
Se isso acontecer, chegaremos à conclusão de que a esquerda é mesmo 'burra'."
Armando Lucena (Manaus, AM)

Pena de morte
"Caso se confirme que os dois policiais militares mataram e sequestraram o menino Ives Yoshiaki Ota, 8 anos, os mesmos deveriam ser condenados e fuzilados na frente do batalhão."
Peter Medem (Belo Horizonte, MG)

Timor Leste
"Sr. FHC, deixe de nhenhenhém e vamos ajudar de fato a causa do Timor Leste.
E a Folha, cadê a reportagem sobre 'nosso' Prêmio Nobel José Ramos-Horta? E sobre o Timor Leste?"
Valter F. Martins (São Paulo, SP)

Justiça desigual
"A farra do boi (que eu condeno), realizada e fomentada por gente pobre, está praticamente proibida pela Justiça.
Os rodeios (que eu condeno), realizados e fomentados por gente rica, inclusive por parentes de alguns do poder e grandes indústrias, está aí, sacrificando animais e pessoas.
Até quando a Justiça dos homens não será cega?"
Marcos Horta (Uberlândia, MG)

Espaço para o leitor
"Decididamente não pode haver espaço para os 'vis mortais' leitores da Folha no 'Painel do Leitor'.
Colocar cartas de figurões com espaço garantido tira a oportunidade dos demais leitores."
Adilson Minossi de Oliveira (Florianópolis, SC)
*
"A Folha, depois que aumentou enormemente a sua circulação, parece que deixou de ser um jornal combativo e imparcial, passando a ser um folhetim a serviço do governo.
Um claro indicador disso é que a seção 'Painel do Leitor' só está existindo no nome, porque não é painel e muito menos do leitor.
Constatei que nos dias 12, 13 e 14 de setembro foram publicadas 20 correspondências. Destas, apenas 30% parecem mesmo terem sido enviadas por leitores. O restante foi claro uso de espaço político."
José Maria Alves da Silva (Viçosa, MG)

Tamancadas
"Por que a Folha, no caderno Esporte de 15/9, publica entre aspas que a Lusa é o melhor time do Brasil? Por que aspas?
Avante Lusa. Tamancadas nos caras."
Fernando Andre Marin (São Paulo, SP)

Contrapartida
"No novo Código Nacional de Trânsito, o que se verifica é o desenvolvimento espantoso da indústria de multas, sem que as obrigações do poder público sejam cogitadas.
Obrigar-nos-ão a usar o cinto até nos vilarejos sem trânsito, enquanto nas nossas estradas asfaltadas, com pista única -além do péssimo estado do asfalto e do total abandono dos acostamentos-, resolveram economizar tinta, deixando o motorista sem referência para trafegar por absoluta falta das demarcações centrais e laterais."
Sebastião Silva Vieira (Casa Branca, SP)

Cumprimento
"Em nome da população de Marechal Deodoro, município histórico e turístico do Estado de Alagoas, agradecemos sensibilizados a importante reportagem inserida no caderno Turismo de 23/6."
Flávio R. Teixeira, presidente da Câmara Municipal de Marechal Deodoro (Marechal Deodoro, AL)

Dia da Imprensa
A Folha agradece os cumprimentos pelo Dia da Imprensa que recebeu de: José Amorim, líder do PTB na Câmara (São Paulo, SP); Maria Helena, vereadora pelo PL (São Paulo, SP).

Texto Anterior: Assalto aos direitos dos trabalhadores
Próximo Texto: ERRAMOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.