São Paulo, terça-feira, 23 de setembro de 1997
Próximo Texto | Índice

Operação Mombaça 1; Operação Mombaça 2; Futrica de véspera; Efeito Duda Mendonça; Guardando o bote; Esperança mineira ; Contra-ataque; Dança das cadeiras; Dissidência em família; Troféu incômodo; Duas canoas; Revide ministerial; Não foi bem assim ; Versão oficial; Visita à Folha

Operação Mombaça 1
O PMDB terá 80 comerciais políticos de 30 segundos em outubro. Paes de Andrade planeja deixar FHC de orelhas vermelhas. Quer dar 70 inserções a oposicionistas. Entre eles, Sarney, Quércia, Requião e Itamar (que ainda nem se filiou à sigla).

Operação Mombaça 2
Para evitar ser acusado de parcial, o presidente do PMDB, Paes de Andrade, quer reservar 10 inserções na TV ao grupo que defende a aliança do partido com FHC. Michel Temer, por exemplo, já gravou suas mensagens.

Futrica de véspera
Surgiu uma questão embaraçosa sobre a reunião da frente de esquerda: quem senta à mesa. Em princípio, a reunião é dos presidentes de partido. Se Lula for como o candidato do PT, os demais reivindicarão isonomia.

Efeito Duda Mendonça
Maluf tem pedido aos deputados que votem contra a proibição do uso de imagens externas na propaganda eleitoral de TV. O PT e o PMDB concordam com o malufismo e pretendem mudar a lei aprovada no Senado.

Guardando o bote
Auxiliares de Itamar citam Cesar Maia como exemplo ruim de quem desperdiça munição. Candidato a governador do Rio, o pefelista abriu fogo antes da hora contra Marcello Alencar, que agora responde a todos os ataques em propaganda na TV.

Esperança mineira
A entrada de Itamar Franco no PMDB tornará menos confortável a posição de Antônio Britto, governador gaúcho que quer apoiar FHC em 98. Britto, que foi ministro de Itamar, não teria como ir contra eventual candidatura presidencial do ex-chefe.

Contra-ataque
O sindicato dos Correios entra nesta semana na Justiça com ação contra Sérgio Motta (Comunicações). O ministro é acusado de calúnia e difamação por ter chamado manifestantes de "bêbados" e "cafajestes".

Dança das cadeiras
A deputada federal Dalila Figueiredo (SP) deve ser a próxima tucana a abandonar o ninho. Ela já sondou o PT, mas pode vir a engrossar o emergente PSB.

Dissidência em família
Sem muita esperança de segurar Ciro Gomes, Tasso Jereissati (PSDB-CE) quer pelo menos manter a mulher do ex-ministro no partido. Na sexta, lançou publicamente Patrícia Gomes para deputada estadual em 98.

Troféu incômodo
A indústria do fumo será a grande vilã do Atlas da Mata Atlântica 85-95, que será divulgado na quinta pela Fundação SOS Mata Atlântica. A madeira é queimada por produtores para secar as folhas do fumo.

Duas canoas
Itamar deve dizer a FHC que pretende ficar na OEA até dezembro e que definirá seu futuro político só em fevereiro de 98. Até lá, tende a criticar levemente o governo, deixando a opção de ser apoiado em Minas, para governador ou para senador.

Revide ministerial
Paulo Renato (Educação) enviou carta a Antonio Ermírio de Moraes, que o atacou em entrevista à revista "Veja". Reclama que o empresário o elogia em particular e o critica em público. Diz-se perplexo, por não considerá-lo um "oportunista".

Não foi bem assim
Sergio Amaral disse que Antonio Ermírio de Moraes ligou para FHC ontem, negando críticas ao governo retratadas em entrevista à revista. Segundo o porta-voz, o empresário disse que "não é homem de duas caras" e que enviaria carta à revista.

Versão oficial
Paulo Lima (SP) diz que não brigou com o pai, Agripino Lima, que tenta, com pouca chance de sucesso, ser o candidato do PFL a governador de São Paulo.

Visita à Folha
O ministro do Planejamento e Orçamento, Antonio Kandir, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado do assessor de imprensa, Inácio Muzzi.

TIROTEIO
De James Lee, da Executiva Nacional do PSB, sobre o PT levar o nome de Lula como candidato à Presidência, na reunião de partidos de esquerda, prevista para quinta:
- O PT já sabe qual será a resposta das demais forças. A candidatura de Lula não é capaz de ter a formatura ampla de centro-esquerda para derrotar FHC, que é o nosso objetivo.

Próximo Texto: Ouvidos moucos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.