São Paulo, terça-feira, 23 de setembro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PSB aguarda adesão de Pertence e de tucano

VALDO CRUZ; FLÁVIA DE LEON; FERNANDO RODRIGUES
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O PSB aguarda para para esta semana a definição do ministro Sepúlveda Pertence, do Supremo Tribunal Federal, a respeito da sua filiação ao partido.
Pertence foi convidado há mais de um mês para ingressar no PSB pelo governador de Pernambuco, Miguel Arraes, e pelo prefeito de Belo Horizonte, Célio de Castro.
Para se filiar a um partido político, Sepúlveda terá de sair do STF. Também não está claro a que cargo o ministro poderia concorrer pelo PSB.
Para Célio de Castro, o nome de Pertence seria ideal para o PSB concorrer à Presidência da República.
Arraes também o considera um bom nome, mas com muito menos densidade eleitoral do que o ex-ministro da Fazenda e ex-governador do Ceará Ciro Gomes.
Amplos setores
A Folha apurou que Sepúlveda gostou do convite e ficou de pensar. Não disse sim nem não ao PSB.
O PSB deseja, com a eventual filiação de Sepúlveda Pertence, transformar o partido em uma instituição que represente amplos setores da esquerda até o centro do espectro político.
A idéia é criar uma imagem de abrangência ideológica para o partido.
Algo que o habilite a reivindicar, se não a vaga de candidato a presidente da República, pelo menos o posto de vice numa eventual aliança de centro-esquerda contra o presidente Fernando Henrique Cardoso.
Carlos Wilson
Uma das mais cobiçadas é a do senador pernambucano Carlos Wilson (PSDB). Ontem, Wilson conversou com Miguel Arraes em Recife.
"Se o PSDB tiver candidato próprio ao governo do Estado, tudo bem. Se o PSDB quiser ficar como sublegenda de outros partidos, não dá", disse Carlos Wilson à Folha antes de se avistar com o governador Miguel Arraes.
Senador candidato
O senador tucano deseja ser candidato ao governo de Pernambuco.
Alguns dirigentes nacionais do PSDB querem apoiar Jarbas Vasconcelos (PMDB) para a disputa.
Pior ainda para Carlos Wilson, alguns tucanos em Brasília desejam filiar Jarbas ao PSDB de Pernambuco e entregar a ele a vaga de candidato ao governo.
A Folha apurou que o senador Carlos Wilson, se deixar mesmo o PSDB, entraria no PSB como candidato de Miguel Arraes ao governo.
Isso liberaria Arraes para tentar uma vaga no Senado ou na Câmara dos Deputados.
(VALDO CRUZ, FLÁVIA DE LEON e FERNANDO RODRIGUES)

Texto Anterior: Nilo vê pressão de ACM para expulsá-lo
Próximo Texto: Maluf assiste à filiação de Russomanno
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.