São Paulo, terça-feira, 23 de setembro de 1997 |
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Empresários temem prejuízos com a Alca
LUÍS PEREZ
Para eles, tanto o Mercosul -que pleiteia que a Alca só vigore a partir de 2005- poderia ser diluído nessa implantação, como grande parte da indústria nacional seria abalada caso o estabelecimento da Alca não seja gradual. "A integração de mercados deve ser feita de forma gradativa. Um processo abrupto significaria, para muitos setores da indústria, dificuldades competitivas muito sérias", diz Jorge Gerdau Johannpeter, presidente do Grupo Gerdau. As declarações dos empresários foram feitas durante a 1ª Conferência Latino-Americana para o Desenvolvimento Sustentável e Competitividade. O vice-presidente da General Motors do Brasil, André Beer, cita o chamado "custo Brasil" como um dos fatores que mais emperram o caminho para a competitividade da indústria. "Temos necessidade de que haja a continuação do Mercosul e que o Brasil consiga efetuar suas reformas", diz Beer. "Isso não é feito do dia para a noite. Nesse ponto, acho que há precipitação das duas partes", diz, referindo-se à controvérsia dos EUA, favoráveis à antecipação da Alca, com a América Latina. "Para haver antecipação, é preciso que todo mundo concorde." "Se os EUA acham que não haveria maiores problemas em implantar a Alca agora, nós tememos que sim e, para isso, precisamos estar mais bem preparados", diz Pedro Luiz Dias, gerente de relações públicas e governamentais, também da General Motors. Lutar para que o Mercosul não seja enfraquecido. Essa é a principal medida do momento, segundo Felix de Bulhões, presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável e executivo da White Martins. Texto Anterior: Scania é recomendada para receber ISO 14001; Carro "brasileiro" da Honda custa R$ 25.950; Empresas investem US$ 24 mi em São José Próximo Texto: Balança deve ter saldo negativo de US$ 990 milhões neste mês Índice |
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