São Paulo, terça-feira, 23 de setembro de 1997
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Seagram compra TV por US$ 1,7 bi

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

A Seagram, uma das maiores destilarias do mundo e proprietária do grupo Universal na área do entretenimento, comprou ontem da Viacom, um dos gigantes do setor de comunicação, a rede de TV a cabo USA Network. O negócio foi fechado por US$ 1,7 bilhão.
As duas empresas eram co-proprietárias da rede USA, uma das mais populares da indústria da TV paga nos EUA. Mas em 96 a Seagram iniciou processo contra a Viacom por ela ter colocado no ar uma concorrente da USA, a rede Nick at Nite TV Land. A Seagram venceu em primeira instância, mas a Justiça recomendou um acordo, o que aconteceu, afinal, ontem.
A USA Network tem cerca de 63 milhões de assinantes nos EUA, menos apenas do que a ESPN, a CNN, a TBS e a TNN. Será usada como principal veículo dos produtos dos estúdios Universal, da Seagram. A Viacom saiu satisfeita do acordo porque vai poder aliviar, com o dinheiro da venda, suas dívidas. Neste ano, a Viacom, dona dos estúdios Paramount e da Blockbuster, já vendeu dez estações de rádio por US$ 1,1 bilhão.
A Seagram, produtora do uísque Chivas Regal, da vodca Absolut e dos vinhos Almaden, entre outras bebidas alcoólicas, faturou em 1996 US$ 1,7 bilhão em suas empresas da área de entretenimento. A Viacom, que também é dona dos canais MTV e Showtime e da editora Simon & Schuster, faturou em 1996 US$ 12 bilhões mas fechou o ano com dívidas no valor de US$ 9,8 bilhões.

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