São Paulo, quarta-feira, 24 de setembro de 1997
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Cresce uso de miniantenas

DA SUCURSAL DO RIO

O serviço de TV paga via satélite captado por miniantenas parabólicas já conquistou 113.708 assinantes no país, embora tenha sido inaugurado há apenas um ano. Essa é a modalidade de TV paga que mais cresce no Brasil, segundo levantamento da Pay-TV Survey, divulgado ontem na TVlink 97.
Segundo a pesquisa, o mercado de TV paga já conta com 2,3 milhões de assinantes, somando-se os sistemas com transmissão por cabo, por microondas (MMDS), por satélite para parabólicas convencionais e por satélite para as miniparabólicas.
O avanço das miniparabólicas se dá nas áreas onde ainda não existe concessão para TV a cabo por microondas. No entanto, nos locais onde as redes de TV a cabo já estão instaladas, seu domínio é total sobre as demais modalidades.
A pesquisa mostra que os clientes de TVs a cabo somam 1,62 milhão de assinantes, o que corresponde a 70% do universo de 2,3 milhões de assinantes de TV paga.
Conforme já se previa, os sistemas por microondas perderam espaço para as redes de TV a cabo: eles somam hoje 400,45 mil assinantes, mas cresceram apenas 4,1% no segundo trimestre do ano, ao passo que as TVs a cabo cresceram 11,3%.
São Paulo
O potencial de crescimento da TV paga em São Paulo ainda é enorme, uma vez que o Estado possui 4,25 milhões de residências com aparelho de TV.
O Rio de Janeiro é o segundo mercado de TV paga: são 281.857 mil assinantes para 2,86 milhões de residências com aparelho de TV.
Capitaneado pelas Organizações Globo, o sistema Net detém nada menos do que 69,2% do mercado. A TVA (grupo Abril) e suas associadas respondem por 25,2% dos assinantes.

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